Financiar casa: o que levar em consideração?

Antes de financiar a casa, você deve levar em consideração uma série de fatores diferentes, tais como: local em que trabalha e salário, intenções de mudanças futuras (que podem ser impedidas caso tenha um imóvel no seu nome), tempo que dura o financiamento e também a quantidade de juros a serem pagos. 

Outro fator importante é: “estou sozinho ou tenho outra pessoa comigo?” Se você pretende criar essa dívida com o seu parceiro, vocês dois devem conversar sobre as possibilidades de uma separação. Além disso, discorram sobre quem ficará com o imóvel caso se separem e quanto deve ser pago.

Isso vai poupar um grande tempo e garante que você não passará por altas cargas de estresse em processos judiciais: tudo já deve estar acordado e, de preferência, registrado em cartório. 

Caso o casal não tenha registro de casamento, é necessário alguns cuidados: mesmo que você financie a casa no nome do outro, pode não receber nada se não conseguir provar que ajudou a pagar.

Isso porque o seu ex-parceiro pode dizer que pagava sozinho e que não eram casados. Portanto, sempre guarde as notas e tenha registros dos pagamentos que fizer. Dessa forma, consegue otimizar o processo caso o outro não esteja disposto a colaborar. 

Destaques sobre *** por e-mail

Quantidade de juros na hora de financiar

Você pode diminuir a quantidade de juros a serem pagos se pagar as parcelas de trás para frente. Se a condição financeira do casal permitir, vocês podem pagar a respectiva parcela do mês e a última (o valor pode cair em mais de 50%). 

Além disso, antes de aceitar o financiamento, é necessário que você deve fazer o cálculo para saber quanto deve pagar somente de juros. Coloque na balança e veja se realmente vale a pena. 

Também é importante ter estabilidade financeira para que consiga realizar o financiamento e não perder o imóvel para o banco. 

Leia também: Saldo do FGTS pode ser usado na compra da casa própria

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis