MEI: saiba como tirar dúvidas gratuitamente e online

Quando se abre um CNPJ na categoria de MEI, muitas vezes não se sabe quais são as obrigações de um microempreendedor individual e se pensa que os processos são extremamente burocráticos. 

Entretanto, existem vários portais online que auxiliam durante todo esse processo. Um deles é o “Portal MEI” do Facebook que conta com 60 mil participantes. Nele, é possível que você publique todas as suas dúvidas em relação à pessoa jurídica e também ao imposto de renda. O grupo conta com dezenas de contadores  e outros microempresários com mais experiência que estão dispostos a ajudar e contribuir gratuitamente. 

Neste grupo, você também pode fazer a divulgação dos seus serviços digitais de forma ainda mais simples, fácil e rápida.  É uma ótima forma de realizar a interação com outras pessoas e, inclusive, fazer novos perfis de amizade. 

MEI: algumas dúvidas

Nós do portal OTrabalhador, separamos algumas dúvidas comuns entre aqueles que atuam como MEI e iremos responder neste artigo. 

Destaques sobre *** por e-mail

“Estou sem faturamento, tenho que pagar o DAS?”

Mesmo que o empreendedor esteja sem faturamento, ele deve pagar o DAS porque conta também com a aposentadoria. E, caso queira futuramente fechar o CNPJ sem pendências com a receita federal, é necessário estar com todas as contas em dia. 

“Tenho que contratar um contador?”

Não! Não há a necessidade de contratar um contador. Você terá apenas duas obrigações com essa regularização de CNPJ: o pagamento do DAS que é emitido no portal da Fazenda e a declaração anual de faturamento que vence todos os anos no dia 31 de maio. Na declaração, basta informar os seus lucros, gastos e faturamento do ano, portanto, tenha tudo organizado em tabelas. 

“Tenho que pagar imposto de renda?”

O Imposto de Renda somente é pago se o MEI tiver mais de R$ 1900 mensais como lucro, assim como as pessoas físicas. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis