Colocar imóvel no nome de uma pessoa jurídica: vale a pena?

Será que colocar o imóvel no nome de uma pessoa jurídica realmente vale a pena? Supondo que você tenha casas de aluguel e mais o seu salário que totalizam R$ 8 mil. Terá que pagar, como pessoa física, cerca de 20% do que for recebido para o imposto de renda todos os anos. 

Então, é pensando assim que algumas pessoas colocam todos os imóveis no nome da pessoa jurídica para que o valor pago seja menor: entre 11% a 14%. Mas, não é bem assim: quando se tem um CNPJ, não se deve pensar somente no imposto de renda como também nos outros impostos que são cobrados mensalmente dependendo do porte da mesma. 

Existem gastos do imóvel e CNPJ como: 

  • A taxa que pode ser superior a 3% para a transição de nomes (dados de São Paulo); 
  • Pagamento para abertura e manutenção fiscal do CNPJ; 
  • Em alguns casos, dependendo do valor recebido, um contador se faz essencial; 
  • Cuidados com o fechamento do mesmo. 

Se você está pensando em abrir uma empresa somente para colocar todos os bens no nome dela, pode acabar gastando mensalmente mais do que imagina. E, além disso, também deve levar em consideração as obrigações de um CNPJ que incluem muito mais que esses pagamentos citados acima. 

Destaques sobre *** por e-mail

Casais que vivem em união estável e que há somente um investindo no negócio, devem pensar em formas de realizar a separação de bens em casos de conflitos. A união estável garante os mesmos direitos que o casamento mas não há um documento que a comprove oficialmente porque basta o casal morar junto com o objetivo de formar uma família e ter uma relação duradoura. 

Acompanhe o OTrabalhador para saber mais sobre tributações e empresas. Nós postamos diariamente dicas para te ajudar a ter a melhor administração sem gastar muito com isso. Clique aqui e conheça nossa página oficial. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis