IPVA em Santa Catarina: saiba passo a passo para emitir

Todos os anos, os cidadãos com mais de 18 anos e com bens (automóveis, terrenos e casas), devem realizar os pagamentos dos impostos. Entretanto, não são todos que moram em Santa Catarina que sabem como emitir o IPVA do veículo e é sobre isso que iremos falar neste artigo. Portanto, continue a leitura conosco para saber o passo a passo.

IPVA: como liberar passo a passo?

O primeiro passo para emitir o boleto do IPVA é ir ao site do Detran do estado (os estados possuem sites e plataformas diferentes) ao clicar aqui.  Depois disso, é necessário que você informe dois dados fundamentais para emissão: o Renavam (que pode ser encontrado no documento do veículo, licenciamento do ano anterior) e também da placa do automóvel. Logo, também será possível acessar todos os pagamentos atrasados e também se o seu veículo possui alguma multa (podendo lançar também um boleto para fazer um pagamento).

O que ocorre se eu não pagar meus impostos de automóveis?

Diferente do que se imagina, estar com o IPVA atrasado não gera apreensão do veículo quando ele é parado em algum local. Entretanto, vale ressaltar que o motorista pode ganhar uma multa gravíssima, principalmente se ele estiver fora das regularidades como a cor (a qualquer mudança no automóvel, é necessário informar o Detran).

Destaques sobre *** por e-mail

Não existe nenhuma lei que diz que, ao não pagar os documentos, o veículo deve ser guinchado. Entretanto, é possível que se leve multas e pontos na carteira de motorista, CNH,  caso isso ocorra.

Em Santa Catarina, é possível que você parcele o pagamento do IPVA em até 12 vezes ou pague à vista. O ponto positivo de pagar à vista é que, em alguns estados, é possível ganhar descontos no momento de pagar.

O documento do IPVA passou a ser impresso e não é necessário ir até o órgão para buscar: basta imprimir em uma folha A4 com o QR que for informado na plataforma.

Veja também: Parcelamento IPVA: em quantas vezes pode ser parcelado?

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis