Capital de giro: você sabe como investir o dinheiro sobrando?

O que fazer quando a empresa está tendo grandes valores de lucros e baixos gastos? Uma dica é abrir uma reserva de emergência para o seu CNPJ. Ter uma boa saúde financeira é crucial para aqueles que desejam otimizar o caixa e capital de giro. 

A reserva de emergência serve para possíveis gastos extras como a compra de algum maquinário ou pagamento de algum imposto específico. 

Além da reserva, ainda existem os investimentos que devem levar em consideração alguns fatores, tais como: 

  • Perdas: quanto que eu me sinto confortável para perder? Se você se incomoda com pequenas perdas, talvez seja um investidor conservador e não é recomendável optar por alternativas arriscadas como a compra de ações. 
  • Formação: até quando você entende sobre investimentos? Tem alguma formação no assunto? Se a resposta for “um pouco, não” ou “nada, não”, também deve-se alertar e pesquisar muito antes de fazer qualquer aplicação, principalmente se for um alto valor. 
  • Tempo para resgate: se for uma reserva de emergência, o tempo para o resgate deve ser imediato, como um CDB de saque instantâneo. Não invista, por exemplo, em uma LCI que vai trancar o dinheiro por 3 ou 4 anos se está criando uma reserva. Antes de investir, leve em consideração o tempo que deseja ter o dinheiro e até quando vai precisar dele. 
  • Rendimento: outro fator é o rendimento. Será que vale a pena deixar o dinheiro trancado em determinado investimento para que ele renda um valor muito baixo? Pense nisso. 

Investimentos conservadores para o capital de giro

Destaques sobre *** por e-mail

Para quem é mais conservador e deseja investir o capital de giro, há a alternativa de optar pelo CDB que rende de 100 a 130% da CDI e permite o resgate espontâneo sem prazo de saque. Além disso, já há o pagamento do imposto de renda e todos os descontos. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis