Fingindo estar doente para faltar o trabalho? Pode ser demitido por justa causa!

Quem nunca ouviu alguém dizer que estava fingindo estar doente para faltar ao trabalho e até mesmo foi ao médico pegar um atestado? Pois isso pode desencadear em uma justa causa!

Em suma, os médicos costumam usar a CID 10: Z76.5 para dizer à empresa quando o funcionário está fingindo apenas para faltar ao trabalho e que não tem nenhuma doença. E, dessa forma, ele pode ser demitido mesmo que tenha um atestado. Então, sempre que faltar na empresa e pegar um atestado, se certifique de que ele não conta com essa sigla, que é mais comum do que parece. 

Faltando no trabalho por estar doente: quais as consequências?

Algumas empresas costumam descontar do salário do trabalhador quando ele falta. Entretanto, de acordo com a lei CLT, esse desconto não deve ocorrer quando o mesmo apresenta um atestado. O desconto pode acontecer somente nas férias quando o mesmo faltar mais de 5 dias. 

  • Ele tem direito a 30 dias de férias após 12 meses de trabalho se faltar até 5 dias no ano; 
  • 24 dias de férias de faltar de 6 a 14 dias; 
  • 18 dias de 15 a 23 dias de falta e cerca de 14 dias de férias quando houver de 19 a 31 dias de falta no trabalho. 

Destaques sobre *** por e-mail

O médico da empresa diminuiu os meus dias de atestado, e agora?

É comum que empresas, principalmente as têxteis, contem com um médico que acompanha os pacientes. Entretanto, ele pode diminuir a quantidade de dias que o seu médico inicial forneceu e esse é o direito dele por lei. Entretanto, o mesmo deve estar ciente de que se ocorrer alguma intensificação do caso devido ao trabalho, o mesmo deve ser o culpado visto que se tornou o responsável por estar acompanhando a situação. 

Para tentar resolver a situação, o colaborador pode tentar entrar em contato com o profissional e solicitar que mais dias sejam fornecidos.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis