MEI: quanto (e como) investir o valor que tenho em caixa?

O MEI não precisa deixar o valor de caixa guardado em uma caixa sem que tenha rendimento. É possível aplicar o dinheiro que tem como capital em alguns investimentos para ter maior retorno financeiro. Entretanto, antes de começar a montar a sua estratégia de aplicação, é necessário ter em mente que existe um perfil de investidor: 

  • O perfil de investidor leva em consideração pontos importantes sobre o dono do montante: tempo que deseja investir, se o resgate é – ou não – imediato, qual o valor de queda que o causa incômodos, valor total do investimento e outros. Quem é conservador, por exemplo, se incomoda com perdas monetárias e não quer passar por riscos, dessa forma, o investimento mais indicado é a renda fixa (LCI, LCA, CDB e poupança). 

Veja, abaixo, algumas alternativas para que o MEI possa investir o capital da empresa e obter retornos a longo ou curto espaço de tempo: 

1. Renda fixa

A renda fixa é um dos investimentos mais tradicionais por ser o menos arriscado. Geralmente, há a garantia do banco que quem investe até R$ 250 mil pode ter o dinheiro de volta em quedas. O rendimento se baseia na CDI e na taxa Selic. A poupança é a mais tradicional e está com o rendimento de 4,2% ao ano. 

Destaques sobre *** por e-mail

2. Criptomoedas

Essa é uma alternativa para MEI que busca alto retorno em pouco tempo. Em alguns casos, é possível ter o rendimento de 1000% em poucos meses. Entretanto, é importante ressaltar que se trata de um investimento altamente arriscado.  Algumas opções para quem deseja começar são: 

  • Dogecoin
  • Bitcoin
  • Ether
  • Cardano

3. Terrenos 

Terrenos são ótimas alternativas para pessoas que possuem o dinheiro para pagar à vista e que querem ter a “restituição” a partir de 10 ou 20 anos no futuro. Leve em consideração que também terá gastos com manutenção e IPTU. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis