MEI: aprenda a acompanhar todo o seu extrato de contribuição para o INSS

O MEI realiza, mensalmente, o pagamento do DAS no valor de R$ 60, que conta com os impostos para manter o CNPJ aberto e também para a contribuição do INSS. Essa é uma das principais obrigações dos microempreendedores individuais, mesmo que eles estejam sem faturamento mensal. 

É importante acompanhar o saldo de contribuição do INSS pelo fato de que muitas pessoas fazem o pagamento do boleto através de aplicativos porque não conseguem emitir o boleto através do site da Fazenda.  E, em alguns casos, esses aplicativos podem ter “bugs” que resultam no pagamento e, ao mesmo tempo, não contribuem para os programas do INSS. 

Como posso acompanhar minhas contribuições MEI?

Para que o MEI possa acompanhar as contribuições do INSS através do pagamento do DAS, basta baixar o aplicativo MEU INSS, fazer o login com sua conta do GOV e clicar em “extrato de contribuições”. Basta analisar todos os meses em que houve a contribuição e, se tiver algum que está faltando mas que, ao mesmo tempo houve contribuição, é necessário entrar em contato com o SAC do aplicativo em que houve o pagamento. 

O que fazer para evitar problemas?

Destaques sobre *** por e-mail

Para que você consiga evitar problemas futuros com o pagamento via aplicativo, é necessário que faça a contribuição do INSS através do próprio portal da Fazenda. Nele, basta que o MEI crie uma chave de acesso e informe o CNPJ da empresa. O processo é bastante simples, rápido e prático. 

MEI: suas obrigações em dia

O MEI tem poucas obrigações fiscais, mas isso não anula o fato de que elas existam. Em suma, a primeira delas é o pagamento mensal do DAS e, em segundo lugar, temos também a Declaração Anual de Faturamento que deve ser entregue até o dia 31 de maio de todos os anos. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis