MEI: como pagar a dívida ativa do meu CNPJ e regularizar?

O MEI, microempreendedor individual, tem até o dia 31 de agosto para regularizar o CNPJ e pagar todos os DAS que estão atrasados.

É possível parcelar os pagamentos após quitar ao menos 5% do que está sendo devido.  Aqueles que não fizerem o parcelamento do que foi atrasado ou pagarem à vista, poderão ter o CNPJ cancelado e terão o valor devido transferido para o CPF junto à dívida ativa. 

O que fazer se isso ocorrer com meu MEI?

Se você não regularizar até o dia 31 de agosto, poderá ser cadastrado na dívida ativa e, como consequência, terá a adição de 20% sobre o valor que seria destinado ao INSS e mais uma porcentagem sobre o imposto (que é definida pelo município e varia).  Para pagar os valores devidos, que serão migrados para o CPF, será necessário: 

  • Emitir o recolhimento do débito do INSS através do DAS DAU;
  • Ir até a prefeitura da cidade para pagar os impostos devidos. 

Destaques sobre *** por e-mail

Como regularizar agora mesmo?

As dívidas causadas pelo atraso do pagamento do DAS podem ser parceladas em até 175 parcelas com o valor mínimo de R$ 50. O Portal da Fazenda publicou um artigo completo com dicas para regularizar o processo de forma totalmente online, basta apenas criar uma chave de acesso e ter em mãos o CNPJ. 

No site da Fazenda, após criar o seu cadastro, você pode determinar em quantas parcelas deseja pagar. E, além disso, deve emitir o pagamento de uma GRU com o valor de ao menos 5% do que deve.  Para saber quanto que deve, basta acessar o portal do PGMEI (versão completa).  Não pagar o valor devido pode te excluir do Simples Nacional que facilita a arrecadação de tributos. 

Acompanhe o Otrabalhador para se manter atualizado sobre as notícias diárias em relação ao MEI, abertura de empresas, dívidas ativas e muito mais!

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis