MEU INSS: como acessar o aplicativo quando esquecer a senha

Uma forma prática e rápida de acessar o meu INSS é através do portal online em meu.inss.gov.br. Logo de início os usuários terão acesso a uma tela com diversas informações de consulta. 

Porém, para conseguir ter acesso será necessário login.  Para isso, basta clicar no botão “Entrar com gov.br” localizado no centro da tela ao lado esquerdo. 

Ao escolher essa opção uma nova guia será aberta solicitando o número do CPF. Dessa forma, se o usuário tiver cadastro será solicitado a senha de acesso, caso não tenha poderá realizar o cadastro e criar uma. 

Todo o processo é bem prático e não demora mais que alguns poucos minutos. Além disso, alguns dados ainda podem ser verificados sem código de acesso e muito mais. Entenda melhor a seguir. 

Informações sem senha de acesso 

Destaques sobre *** por e-mail

No portal online Meu INSS, é possível ter acesso sem a necessidade de inclusão de senha. Porém, essas informações são restritas e, somente com o código de acesso, que todos os ícones poderão ser analisados. 

  • Agendamentos e solicitações;
  • Agendar perícia médica;
  • Calendário de pagamento;
  • Emitir guia de pagamento (GPS);
  • Comunicação de acidente de trabalho (CAT);
  • Verificar autenticidade de documentos.

Além disso, também é possível encontrar uma agência da previdência social mais próxima através do acesso do portal sem que seja necessário a inclusão de senha. Todas essas informações ficam à disposição antes do login, na parte inferior da tela do portal online. 

Dessa forma, para a maioria das informações solicitadas sem necessidade de senha, os dados solicitados são: nome completo, número do CPF e data de nascimento. 

Esqueci minha senha do MEU INSS, e agora? 

Uma situação que pode gerar estresse ao cidadão é se preparar para buscar uma informação no portal do meu INSS e reparar que não consegue se lembrar da senha de acesso. 

Contudo, é possível modificar esse dado através do próprio site, sem precisar se deslocar até uma agência da previdência social. Para isso, basta seguir o passo a passo a seguir. 

  • Entrar no portal meu INSS; 
  • Realizar login incluindo CPF;
  • Clicar em “Esqueci minha senha” abaixo do campo de senha;
  • Escolher um meio de validação por código, podendo ser: e-mail, telefone, bancos credenciados, internet banking ou verificação facial;
  • Em seguida, basta inserir o código recebido no portal online e criar uma nova senha de acesso.

É importante frisar que a verificação facial só poderá ser feita através de aparelhos ou computadores que contem com essa tecnologia e que sejam compatíveis com as exigências do portal. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis