Saque emergencial do FGTS: veja quem recebe em outubro

No mês de outubro, é estimado que 3 grupos recebam o saque aniversário do FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Vale ressaltar que somente uma parcela do valor é liberada enquanto outra fica guardada até o funcionário público ou CLT receber a demissão da empresa – contanto que não seja por justa causa. 

Os beneficiários são os nascidos em agosto, que terão o valor liberado até o dia 31 de outubro, nascidos em setembro que podem sacar até o mês de novembro e os nascidos de outubro que sacam até o último dia do ano. Os grupos que nasceram em julho podem sacar até o dia 31 de setembro. 

Agosto 02 de agosto a 31 de outubro
Setembro 01 de setembro a 30 de novembro
Outubro 01 de outubro a 31 de dezembro

Para receber, é necessário ter sido contratado com carteira assinada e não ter sido demitido por justa causa. Por isso, quem é MEI, microempreendedor individual, não tem direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. 

Os trabalhadores que não contarem com uma conta na Caixa podem criar o Cartão Cidadão que é totalmente gratuito e permite a realização de todos os tipos de saques de benefícios sociais, como é o caso do abono salarial PIS e Pasep. O abono salarial é pago somente para os trabalhadores que recebem até dois salários mínimos por mês e estão cadastrados no RAIS da empresa há cinco anos. 

Lucro do FGTS também está sendo liberado

Poderão ter direito ao lucro do FGTS todos os trabalhadores que tiveram saldo no ano de 2020 e que não foi sacado. É estimado que haja a adição de 1,8% mais os reajustes de acordo com a inflação brasileira. Aqueles que tiveram saldo no ano de 2021 não devem contabilizar o período. Para sacar, basta ir até uma agência da Caixa com o Cartão Cidadão.