Investimento com ou sem imposto de renda? Qual o melhor?

Uma dúvida bastante comum entre quem está começando a investir é em relação ao imposto de renda nos investimentos:  a maioria acredita que as alternativas que não contam com o Imposto de Renda sejam mais rentáveis visto que o valor cobrado em alguns casos chega a superar a marca de 20% sobre o rendimento.

A questão é que, antes de aplicar, é mais que necessário estar ciente sobre o rendimento para o tempo que deseja investir o dinheiro. Supondo que tenha o objetivo de aplicar o valor por 180 dias, terá que pagar 22% de IR. Já para investimentos com mais de 720 dias, o IR vai para apenas 15%.

Na maioria dos casos, as letras de créditos imobiliários e de câmbio podem ser mais rentáveis no tempo de dois anos justamente porque rendem cerca de 10% ao ano enquanto o CDI do CDB está em 100% na faixa de 6,2% ao ano de acordo com a taxa Selic e ainda há o desconto do imposto de renda de 15%. Logo, investir em LCI e LCA pode ser uma das melhores alternativas. 

Outra opção que também pode ser lucrativa é o CRA (Certificado de Recebíveis do Agronegócio). Neste caso, o IR continua sendo cobrado. No entanto, existe a isenção das taxas de IOF que foram aumentadas pelos bancos. Por fim, e não menos importante, também temos os CRI (Certificado de Recebíveis Imobiliários) que contam com a liquidez bastante baixa. 

O CDB conta com imposto de renda?

Destaques sobre *** por e-mail

Sim! A maioria dos CDBs contam com a cobrança do imposto de renda. Além disso, há o rendimento de apenas 100% de CDI até 200% (promoção que geralmente está dentro dos bancos novos que desejam atrair investidores). Neste caso, a média de rendimento dessas aplicações é de 6,2% até 10% ao ano – sem levar em conta o desconto do imposto que ocorre automaticamente. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis