Nova alteração do limite de transação PIX inclui conta de pessoa jurídica?

O Banco Central informou que, a partir de outubro, haveria o limite de transação PIX de R$ 1 mil por noite, a restrição de horários iria durar  das 20h às 6h. No entanto, vale ressaltar que é possível alterar esse valor no aplicativo do seu banco ao entrar no campo de “configurações” e “limites”. A restrição serve somente para pessoas jurídicas e não envolve a conta PJ de MEIs (microempreendedores individuais) e outros portes de empresas. 

Novas atualizações também devem chegar a partir do dia 16 de novembro neste ano. Uma das principais delas é o bloqueio de transações. Por exemplo, se o usuário do banco não costuma usar o PIX e aparece querendo enviar valores altos, pode ser bloqueado por até 72 horas para o proteger de fraudes. Caso seja o próprio cliente em si que tentou enviar o dinheiro e foi bloqueado pelo sistema, poderá entrar em contato com o banco para resolver a situação. 

Outro ponto que será opcional mas que depois pode se tornar obrigatório e imposto pelo Banco Central é que os bancos podem “marcar” a chave de CPF/CNPJ quando houver suspeita de fraude sobre ela para que os bancos fiquem cientes. 

Como o PIX veio para ajudar a vida do microempreendedor?

O PIX surgiu como uma forma de ajudar a vida do microempreendedor que está constantemente realizando transferências: agora, ele tem direito a todos os processos realizados de forma totalmente gratuita e espontânea. O dinheiro cai na hora, seja em feriado ou em finais de semana. No mês de setembro, também houve a alternativa de agendar – ideal para quem conta com dias fixos para pagar os seus funcionários. As micro empresas também estão cada vez mais adeptas e conseguem economizar com a criação do BC que foi lançada em 2020. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis