Quais os requisitos para doar sangue?

Para doar sangue, é necessário cumprir com alguns requisitos que são determinados pelo SUS, Sistema Único de Saúde. Entre os pontos principais estão: ter mais de 50kg, contar com um documento com foto que seja emitido em qualquer instituição nacional, estar com a idade entre 16 e 69 anos. Vale ressaltar, no entanto, que os grupos menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal para aprovar  o procedimento. Se não puder comparecer, o SUS pede uma  declaração escrita do mesmo. 

Quem não pode doar sangue?

Existem alguns grupos que não podem doar sangue, entre eles estão as pessoas que tiveram o diagnóstico de hepatite logo após os 11 anos de idade, mulheres que estão amamentando ou que estão grávidas e também os indivíduos que contam com quaisquer outras doenças que sejam transmissíveis através do sangue como o AIDS, doença de chagas e sífilis. Vale ressaltar também que, para aqueles que contam com a vida sexual ativa, em alguns casos será necessário ter o diagnóstico de que não conta com doenças. 

Qual é o tempo que tenho que esperar em cada doação?

Outro ponto que o SUS alerta é sobre o tempo que é necessário esperar para realizar cada doação de sangue: os homens podem doar a cada dois meses, totalizando o máximo de 4 vezes ao ano, enquanto as mulheres podem apenas 3 meses ao ano a cada 3 meses. 

Destaques sobre *** por e-mail

O que acontece com o sangue que foi doado?

O sangue doado é dividido em hemácias e outros componentes. Dessa forma, poderá ser usado por mais de um paciente dentro da mesma unidade de saúde. A maioria dos postos precisa de tipos sanguíneos como O-, porque são os doadores universais. No entanto, nada impede que outros grupos também sejam doadores. Para começar, basta se cadastrar no https://conectesus-paciente.saude.gov.br/menu/doacao-sangue. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis