14° salário do INSS: quem tem direito?

Desde o ano de 2020, está em fase de análise, na Câmara de Deputados, um projeto que prevê o 14° salário do INSS para os aposentados.

Dessa forma, os beneficiários que contribuíram no decorrer de suas vidas poderiam receber mais um salário ao final do ano como forma de abono natalino, assim como ganham os servidores públicos. No entanto, devido à falta de verbas e a inflação a 10,2% no mês de setembro, é estimado que o projeto não seja aprovado, apesar do parecer positivo realizado na Câmara de Deputados. 

O governo federal já iniciou os pagamentos do décimo terceiro salário no mês de junho como forma de estimular a economia. Já em relação à prova de vida, alguns grupos receberam a notificação de que deveriam comparecer ao banco para realizar o procedimento. No entanto, foi determinado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, que a prova de vida estaria suspensa também para o ano de 2021 e voltaria a entrar em vigor no ano de 2022. 

Um dos principais motivos do programa estar suspenso, é a crise sanitária da Covid-19 que já deixou mais de 600 mil mortos e cerca de 21 milhões de casos registrados em pouco mais de um ano. De acordo com cientistas da USP que prestaram depoimento para a CPI, Comissão Parlamentar de Inquérito, é estimado que o valor seja ainda maior, mas que uma parte dos contaminados não fizeram o teste. 

14° salário do INSS: Valor do salário mínimo vai aumentar e privilegia aposentados do INSS

Destaques sobre *** por e-mail

O valor do salário mínimo vai aumentar para R$ 1169 no ano de 2022. Logo, os beneficiários do INSS terão um reajuste do que recebem todos os meses de acordo com esse preço. Os trabalhadores também terão que aumentar, no próximo ano, o valor da contribuição que é descontada mensalmente pelo salário – principalmente de servidores públicos e de quem está na modalidade de CLT. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis