Salário maternidade: saiba como solicitar o benefício

O salário maternidade é pago pelo INSS após a contribuição de, ao menos, 12 meses. O tempo é de quatro meses e, de acordo com o que foi previsto pela Medida Provisória nº 781/2019, a mulher tem cerca de 180 dias para fazer a solicitação caso tenha adotado ou tido um filho biológico. O processo para a solicitação deve ser realizado através do aplicativo ou site do MEU INSS: 

  • O primeiro passo é fazer o login com o GOV. Caso não tenha, é necessário criar um cadastro – vale lembrar que esse cadastro será usado para que você acompanhe o FGTS, concursos e muitos outros, então, é importante ter sempre a senha guardada. 
  • Depois disso, acesse o site do MEU INSS e clique em “benefício” e depois na aba de “auxílio maternidade / salário maternidade”. 
  • Agora, basta que você informe se o seu benefício será rural (caso seja residente de fazendas) ou urbano (caso more em áreas urbanas). 
  • Envie os dados necessários e, se for solicitado, agende um dia para ir até a agência física mais próxima de acordo com o seu CEP. 

“O benefício pode demorar para chegar, em alguns casos demora mais de um mês. No entanto, a mãe tem direito a quatro meses em casa recebendo, mesmo que demore para que o programa chegue. Vale ressaltar, no entanto, que se houver menos de 12 contribuições para o INSS, seja de CLT, servidor público ou até mesmo o MEI, o benefício pode não ser aprovado!”, disse uma contadora da Visão Confiável. 

Se eu contribuir apenas 10 meses, tenho direito?

Para saber se tem direito ao salário maternidade, é necessário antes de tudo saber quantos meses contribuiu para o INSS, se for superior a 12 contribuições, pode fazer a solicitação. No entanto, aqueles que contam com um valor menor, podem não ter direito ao benefício. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis