Como ver o histórico da carteira de trabalho digital?

Muitas pessoas costumam usar, atualmente, a carteira de trabalho digital. Com ela, é possível ver todos os registros de antigas contratações e até mesmo se a empresa na qual está atuando assinou mesmo a sua carteira e está pagando os seus direitos corretamente. O processo para consultar o histórico completo é bastante simples, veja, abaixo, o passo a passo: 

  • Acesse o site https://servicos.mte.gov.br/#/trabalhador.carteira. 
  • Depois disso, faça o login com a sua senha do GOV e com o CPF. 
  • Caso não tenha um cadastro do GOV, é necessário criar um no seu Cadastro de Pessoa Física com uma senha e e-mail de confiança. 
  • Depois de acessar o portal acima, clique na aba de “carteira de trabalho digital” e depois consulte todo o seu histórico. 

Meu MEI não está aparecendo na carteira de trabalho, e agora?

Quem é MEI, microempreendedor individual, pode consultar a carteira digital mas o tempo que atua como pessoa jurídica não aparece – neste documento, você pode ter registros apenas da modalidade de CLT ou servidor público. No entanto, isso não quer dizer que o tempo que vem contribuindo com o DAS MEI, que já conta com o INSS, não seja contabilizado. Por isso, caso tenha interesse em analisar o seu histórico de contribuições, é necessário antes acessar o aplicativo MEU INSS com a mesma senha e CPF do GOV. 

O MEI pode faturar todos os anos a faixa de R$ 81 mil. No entanto, a Câmara de Deputados vem discutindo a possibilidade de fazer uma alteração deste teto para cerca de R$ 130 mil. No entanto, o projeto está parado e não teve mais atualizações. O microempreendedor individual também pode contratar um profissional com carteira assinada que, neste caso, seria um CLT. 

Destaques sobre *** por e-mail

E então, tem mais alguma dúvida sobre os direitos e deveres dos trabalhadores? Venha conhecer o nosso portal para saber mais sobre. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis