Por que minha CNH permanente tem apenas 4 anos de validade?

Por que a minha CNH permanente possui apenas 4 anos de duração se a lei prevê que sejam 5 anos? Essa é uma dúvida muito comum entre os indivíduos que acabaram de sair da provisória, que tem a duração de apenas um ano. Neste caso, ao renovar a carteira, há o desconto de um ano devido à provisória. No entanto, se você contar desde que ganhou a CNH até a validação da permanente, terá o que é previsto em lei. Veja, abaixo, o exemplo. 

  • Alguém que tirou a carteira de motorista no ano de 2020, teria a renovação no ano de 2021. 
  • No entanto, ao renovar, a validade será no ano de 2025 e não em 2026 (2025 – 2020 = 5 anos) visto que há o desconto do primeiro ano inicial. 

Para ter a permanente, é necessário pagar uma taxa que varia de acordo com o estado. 

Carteira de motorista e de trânsito digital – CNH

Para quem acabou de tirar a carteira de motorista, existe a possibilidade de usar o documento como um meio de identificação e comprovação de idade no lugar do RG. O governo federal já disponibiliza um aplicativo exclusivo que pode ser usado pelos cidadãos que não querem andar com o documento físico. Para que seja possível usar, é necessário possuir internet no celular. 

Destaques sobre *** por e-mail

  • A Polícia Federal ou qualquer outro instituto não pode aceitar prints do aplicativo ou uso de aplicativos secundários que sejam criados por outras empresas sem ser o governo federal. 
  • Portanto, se preferir usar ele como meio de representação, esteja sempre com a bateria carregada, acesso à internet e o aplicativo instalado. O mesmo vale para instituições privadas. 

Acompanhe o Otrabalhador para saber mais sobre CNH, CNH social, carteira de motorista e outros pontos sobre o assunto. Publicamos atualizações diárias sobre direitos e deveres dos trabalhadores para te manter atualizado. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis