O abono salarial 2022 será pago em dobro esse ano?

O abono salarial 2022 já é realmente uma realidade. No entanto, há muitas dúvidas que ainda rondam sobre esse tema. A primeira é em relação ao início do calendário, que ainda não foi divulgado de forma oficial, embora os pagamentos estejam confirmados para iniciar em janeiro de 2022.

Outro ponto é em relação ao pagamento em dobro do abono. Afinal, o benefício sofreu um adiamento em 2021, e esses pagamentos ainda se referem ao ano de 2020. Desse modo, resta ainda essa questão sobre a duplicidade do pagamento esse ano.

Abono salarial 2020: pagamento será em dobro?

A expectativa de muitos trabalhadores brasileiros é de receber o seu abono salarial dobrado no ano de 2022. Afinal, os pagamentos que já estão confirmados para esse ano, tem como ano base 2020.

Essa questão se deve ao fato do adiamento ter ocorrido em 2021, com o repasse dos valores sendo transferidos para esse ano. Dessa forma, quem tem direito ao benefício de 2020 e de 2021 têm a esperança de poder receber o pagamento do abono salarial 2022 em dobro.

Destaques sobre *** por e-mail

No entanto, embora possa até ser uma possibilidade a se discutir, infelizmente, não há nenhuma informação oficial sobre essa questão. O se definiu o próprio calendário de pagamentos desse ano, embora se inicie em janeiro.

Outro ponto importante é que essa possibilidade existe apenas para quem realmente tem direito a receber os dois abonos. Em outras palavras, quem tem direito apenas ao abono 2020 ou apenas a 2021, não deve alimentar esperanças de receber o abono salarial 2022 dobrado.

Quanto aos valores, tudo baseia-se no salário mínimo vigente, sendo esse o teto para o benefício. Então, levando em consideração os dados liberados até agora pela Codefat, o pagamento máximo será de R$ 1.212. Isso porque o piso salarial já passou pelo reajuste desse ano, que foi de pouco mais de 10%.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis