Como pagar INSS autônomo 2022 pela internet?

A partir deste mês de janeiro, a previdência social do INSS já está permitindo que os cidadãos brasileiros façam a inscrição, através da internet, para pagar a aposentadoria e os direitos como auxílio doença de forma avulsa pela internet. Para isso, é necessário fazer a inscrição no Programa de Integração Social, que também é chamado de PIS e ter ciência sobre o valor que deve contribuir todos os meses.

O primeiro passo para emitir a guia é acessar o portal do INSS através do Gov usando um CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha. Caso ainda não tenha um, será necessário criar e responder algumas perguntas, como quando ocorreu a última contribuição (se nunca ter pago, marque que nunca fez) e também o nome da mãe ou pai. 

  • Acesse a página do MEU INSS através deste link. 
  • Depois disso, clique na aba de “iniciar”, botão verde que está no topo da tela. 
  • Agora, deve fazer o login com a conta GOV informando o CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha. Se ainda não tiver, clique na aba de “cadastre-se”. 
  • Pronto! Selecione o valor que deseja contribuir para começar a emitir as guias de pagamento. 

Quem é MEI pode pagar para o INSS?

Quem trabalha como MEI, microempreendedor individual, também deve realizar a contribuição ao INSS para ter direito a benefícios como o auxílio doença, auxílio maternidade e até mesmo a aposentadoria. No entanto, não é necessário emitir nenhuma guia avulsa porque o valor já está embutido no boleto do DAS, que é emitido através do PGMEI. 

Destaques sobre *** por e-mail

O DAS tem em sua composição o valor de 5% do salário mínimo que é destinado para a aposentadoria e outros programas sociais e também um pequeno desconto para impostos, que pode chegar a até R$ 6 e varia de acordo com o porte da empresa. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis