Veja passo a passo para consultar valores esquecidos do PIS/Pasep

De acordo com a legislação brasileira se consegue tirar o valor de até  cinco anos atrás que está disposto pelo PIS/Pasep na Caixa e no Banco do Brasil. No entanto, é determinado que em valor acima de R$ 3 mil, deve-se ir presencialmente até uma instituição para realizar o processo. Neste ano, o governo federal está realizando pagamentos somente no ano de 2020  e poderão receber aqueles que tiveram a carteira assinada neste ano base ou que estavam atuando como servidores públicos. 

Mas, como saber onde fazer a consulta do PIS/Pasep para descobrir se tem algum saldo disponível? Bem, o processo para isso é bastante simplificado e pode ser feito de forma simples através do aplicativo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o FGTS. Mas não é somente por ali que pode-se usar o cartão cidadão para acessar o site da Caixa. 

No caso de tentar consultar o valor que se tem  abono salarial pelo aplicativo do Fundo, será necessário fazer o uso da conta GOV ao ter que informar o seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha. 

Qual o valor que posso receber do PIS/Pasep para um ano completo de trabalho? 

Supondo que tenha atuado do dia 01 de janeiro até o dia 31 de dezembro todos os meses com carteira assinada, teria direito de receber o valor de  um salário mínimo no ano vigente, que seria de R$ 1210. No entanto, se você atuar menos, terá que  dividir o valor de um salário por 12 e depois multiplicar pela quantidade de meses. 

Destaques sobre *** por e-mail

Como faço para tirar o valor? 

Para retirar o valor que tem de sacado no abono salarial, é necessário que conte com um cartão cidadão. Caso não tenha o seu, será necessário solicitar um cartão da Caixa Econômica Federal. O tempo de espera é de 10 dias, em média. 

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis