IBGE abre novo concurso para Recenseador

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) publicou o edital do concurso para preencher 15.075 vagas para Recenseador. Os interessados em participar devem preencher o formulário de inscrição e entregar presencialmente em um dos postos do IBGE, até o dia 1º de agosto. 

O melhor de tudo é que a inscrição é gratuita. Ao preencher o formulário, o candidato precisa considerar apenas a titulação acadêmica de maior pontuação, visto que diferentes pontuações não são cumulativas (ver abaixo).

Os servidores serão contratados pelo prazo de três meses, com possibilidade de prorrogação. Já a jornada de trabalho é de, no mínimo, 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento.

Do total de vagas oferecidas, 10.896 são para ampla concorrência, 3.157 para portadores de deficiência física e 1.022 reservadas para pretos e pardos. As oportunidades são para 20 estados (só ficam de fora os estados do Acre, Roraima, Amapá, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte e Piauí).

Como se inscrever no concurso?

As inscrições do concurso IBGE são feitas somente pela internet, na página eletrônica do próprio órgão (ibge.gov.br). Após a inscrição, os interessados devem comparecer a um dos postos de atendimento, munidos da ficha. Não haverá cobrança de taxa.

A seleção do concurso IBGE será  por meio de análise de títulos, com limite de dez pontos. A distribuição de pontos será da seguinte forma:

  • ensino fundamental –  1 ponto
  • ensino médio incompleto – 3 pontos
  • ensino médio completo – 5 pontos
  • nível superior incompleto – 7 pontos
  • nível superior completo – 10 pontos

O resultado preliminar ocorre no dia 2 de agosto. Os candidatos podem apresentar recursos até o dia 3, com resultado definitivo no dia 5 de agosto. 

O resultado do parecer da equipe multiprofissional tem divulgação marcada para o dia 8, com possibilidade de recursos até o dia 9, com divulgação dos resultados finais definitivos no dia 10 de agosto.   

O que faz o recenseador do IBGE?

O trabalho do Recenseador consiste em obter as informações junto aos moradores de uma determinada área, nos locais onde residem. O Recenseador contará com a supervisão de um Agente Censitário Supervisor (ACS).

O ACS lhe fornecerá as informações, o material necessário e seus instrumentos de trabalho, assim como lhe prestará orientação técnica e assistência permanente durante o período de realização da coleta de dados.

Resumidamente, o trabalho consiste em percorrer o Setor Censitário sob sua responsabilidade, registrando endereços e realizando as entrevistas com os moradores.

×
App O Trabalhador
Aplicativo O Trabalhador
Grátis - Na Google Play
VER