É possível solicitar crédito com nome sujo. Veja como fazer!

Tanto pequenos empreendedores como pessoas físicas não estão conseguindo honrar suas dívidas por conta da crise econômica. Para não virar uma bola de neve, muitos procuram empréstimos com juros mais baixos.

Na tentativa de ajudar essa grande parcela da população, o Governo Federal lançou o programa SIM Digital que oferece valores de mil a três mil reais para contribuintes e empreendedores.

O Programa de Simplificação do Microcrédito Digital (SIM Digital) é uma nova linha de microcrédito cuja criação se deu por meio de uma Medida Provisória (MP), publicada no Diário Oficial. Portanto, o programa está em vigor desde então.

O programa já está vigente e na leitura a seguir vamos mostrar as regras e como solicitar.

Quem pode solicitar o crédito SIM Digital?

De acordo com as normas, a pessoa física precisa realizar alguma atividade produtiva ou de prestação de serviços para ter direito ao microcrédito.

Outro ponto importante, que vale tanto para pessoas físicas quanto MEI, é que só pode solicitar o crédito quem não tinha, até 31 de janeiro deste ano, operações de crédito ativas pelo Sistema de Informações de Créditos disponibilizado pelo Banco Central do Brasil.

Além disso, também não podem ser contemplados pessoas físicas ou MEI que tenham algum tipo de condenação relacionada a trabalho em condições análogas às de escravo ou trabalho infantil.

E, uma boa notícia é que quem está com o nome sujo pode solicitar o microcrédito do Governo Federal.

Valores do microcrédito oferecido

Você já sabe se pode ou não receber o Sim Digital, agora está na hora de descobrir qual é o valor do microcrédito oferecido pelo Governo Federal.

É importante ressaltar que os valores são diferentes para pessoas físicas e MEI. Por isso, você precisa saber em qual dos dois grupos se encaixa para descobrir qual valor poderá receber.

Quem é pessoa física poderá solicitar um valor de até R$1 mil. Quem é MEI poderá solicitar até R$3 mil.

A taxa de juros para ambos os públicos é a partir de 1,95% ao mês com a possibilidade de parcelar o empréstimo em até 24 meses. 

Como solicitar o SIM Digital?

O processo de solicitação vai variar de acordo com o perfil. Por exemplo, no caso das pessoas físicas, poderá ser solicitado pelo próprio aplicativo Caixa Tem. Caso os dados cadastrais estejam errados ou desatualizados no Caixa Tem, é preciso corrigir.

É importante destacar que até mesmo pessoas com nome negativado poderão participar do programa e solicitar o crédito. Inclusive, a própria Caixa Econômica Federal será o banco a atuar como agente financeiro do programa.

Para os MEI, por enquanto, a solicitação será feita somente presencialmente. Os microempreendedores individuais devem comparecer até uma agência da Caixa e oficializar o interesse pelo crédito.

×
App O Trabalhador
Aplicativo O Trabalhador
Grátis - Na Google Play
VER