Imposto de renda: o que acontece se informar o valor errado?
“Malha Fina”: Esse é o nome dado à investigação feita pela Receita Federal com o objetivo de encontrar erros e incongruências na declaração do Imposto de Renda. E os indivíduos que caem nesse “pente fino” acabam se vendo às voltas com inúmeras dores de cabeças, entre elas, uma multa de 75% do valor do imposto a ser recolhido, o que acaba configurando-se como um dos principais transtornos na vida de alguns contribuintes.
No entanto, como forma de socorrer aqueles indivíduos que cometem erros involuntários durante o preenchimento da declaração, a Receita Federal criou uma ferramenta chamada “Declaração Retificadora”, com o objetivo de permitir que em até 5 anos o contribuinte possa informar erros e omissões cometidos sem a intenção de burlar a lei.
Como retificar erros no Imposto de Renda?
A Declaração Retificadora, como dissemos, é uma ferramenta, na forma de um documento, que permite, mesmo a posteriori, que um indivíduo preste informações que foram omitidas na declaração original, ou até mesmo completá-la com outras que porventura tenha esquecido mas que sejam importantes, inclusive, para fins de restituição.
E para realizar a retificação basta observar o seguinte passo a passo:
- Abra o mesmo programa utilizado para fazer a declaração original;
- Escolha a declaração que pretende retificar;
- Abra o item “Identificação do Contribuinte”;
- Selecione o campo “Declaração Retificadora;
- Digite o número do recibo da declaração a ser corrigida;
- Modifique o que precisa ser modificado e clique em “Entregar Declaração” (no canto inferior esquerdo da página);
- E enfim, mantenha sob a sua posse uma cópia da Declaração Retificadora com o respectivo recibo de envio.
Lembrando que a cada envio de uma Declaração Retificadora aumenta-se o prazo para recebimento da restituição do Imposto de Renda, já que a data de envio dessa declaração sobrepõe-se à data da entrega original.
Leia mais: