Abono salarial deve chegar a 24 milhões de pessoas
Segundo o calendário do governo, aproximadamente 24 milhões de pessoas receberão o benefício do abono salarialEstar empregado sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) oferece diversas vantagens, incluindo a possibilidade de receber um bônus salarial. Contudo, esse pagamento adicional é disponibilizado apenas após um período de dois anos de trabalho.
Portanto, aqueles que estiveram empregados em 2023 poderão contar com esse valor extra em 2025.
Conforme a legislação, todos os trabalhadores registrados sob a CLT, que tenham atuado por pelo menos 30 dias e cuja remuneração não ultrapasse dois salários mínimos mensais, têm direito ao abono salarial do PIS/Pasep. Neste ano, os pagamentos são direcionados a aqueles que atenderam aos requisitos estabelecidos em 2023.
Os pagamentos iniciaram em fevereiro e prosseguirão até agosto. Segundo o calendário do governo, aproximadamente 24 milhões de pessoas receberão o benefício. Em abril, um novo grupo terá acesso aos saques dos valores depositados na Caixa Econômica Federal ou no Banco do Brasil.
Valor do abono salarial do PIS/Pasep
O montante recebido do PIS/Pasep é determinado por dois aspectos: o tempo de serviço em 2023 e o valor do salário mínimo no ano em que o pagamento for realizado.
Para calcular o valor a ser recebido, considera-se o valor atual do salário mínimo, que é dividido por 12 e multiplicado pelo número de meses trabalhados no ano base. Assim, apenas aqueles que completaram 12 meses de trabalho receberão o valor total correspondente ao salário mínimo.
Calendário de pagamento
O calendário para o pagamento do abono salarial teve início em fevereiro.
- Para nascidos em janeiro: 17 de fevereiro;
- Para nascidos em fevereiro: 17 de março;
- Para nascidos em março e abril: 15 de abril;
- Para nascidos em maio e junho: 15 de maio;
- Para nascidos em julho e agosto: 16 de junho;
- Para nascidos em setembro e outubro: 15 de julho;
- Para nascidos em novembro e dezembro: 15 de agosto.
Locais para o recebimento do abono
Os pagamentos do PIS/Pasep podem ser feitos por meio de dois bancos públicos: a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. O prazo final para a realização do saque é 28 de dezembro; após essa data, os trabalhadores ainda podem reivindicar o valor por até cinco anos, mediante um pedido formal para a liberação do saldo.
Caixa – responsável pelo pagamento do PIS:
- Depósito na conta corrente dos clientes;
- Depósito na conta do aplicativo Caixa Tem para não clientes;
- Saque disponível nas agências ou casas lotéricas.
- Banco do Brasil – responsável pelo pagamento do Pasep:
- Depósito na conta corrente dos clientes;
- Transferência autorizada do BB Pasep para outros bancos;
- Saque disponível nas agências ou casas lotéricas.