Atraso no Auxílio-gás foi aprovado pelo governo; veja quem foi impactado
Atrasos nos pagamentos do Auxílio-gás nacional estão preocupando boa parte dos usuários que fazem parte do programa social. Veja detalhesO Auxílio-gás nacional, um dos maiores programas de transferência de renda do país, enfrentou recentemente atrasos significativos nos pagamentos, o que acabou gerando preocupação entre os mais de 5 milhões de usuários do projeto.
O programa social foi instituído ainda no final de 2021, com o objetivo de reduzir o impacto do preço do gás de cozinha no orçamento das famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
O Auxílio-gás nacional é pago de maneira bimestral, ou seja, sempre a cada dois meses. O benefício equivale sempre a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 Kg, conforme dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Os atrasos no programa
Nesse mês de dezembro, os beneficiários de programa social começaram a relatar atrasos no recebimento do Auxílio-gás nacional. O depósito, que deveria ter sido iniciado no dia 10, acabou sendo postergado sem maiores explicações por parte do governo federal
O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome confirmou apenas que os repasses foram retomados no último dia 12 de dezembro. O calendário atualizado segue prevendo a transferência dos valores até o dia 23 de dezembro.
Essa é uma informação importante para todos os usuários do programa. Isso porque o cronograma atualizado segue indicando que todos os beneficiários receberão o Auxílio-gás nacional em suas contas até antes das festas de final de ano, como estava previsto inicialmente.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo e atualizado dos pagamentos do Auxílio-gás nacional para esse mês de dezembro, mesmo com os atrasos registrados para os beneficiários:
- Usuários com NIS finais 1, 2 e 3: 12 de dezembro;
- Usuários com NIS final 4: 13 de dezembro;
- Usuários com NIS final 5: 16 de dezembro;
- Usuários com NIS final 6: 17 de dezembro;
- Usuários com NIS final 7: 18 de dezembro;
- Usuários com NIS final 8: 19 de dezembro;
- Usuários com NIS final 9: 20 de dezembro;
- Usuários com NIS final 0: 23 de dezembro.
O Auxílio-gás nacional
Como dito, o Auxílio-gás nacional é um dos maiores programas de transferência de renda do país. Os dados mais recentes indicam que mais de 5,5 milhões de brasileiros de todas as regiões estão aptos ao recebimento do benefício social.
Para fazer parte do programa, é preciso ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do Governo Federal. Além disso, também é importante ter uma renda per capita de até meio salário mínimo e residir com a menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O governo costuma conceder prioridade nesse processo de seleção para as mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica, e que estejam sob medidas protetivas do estado. Essa mesma preferência também é concebida aos usuários do Bolsa Família.