Auxílio-gás: como receber e movimentar saldo de dezembro
Pagamentos de dezembro do Auxílio-gás nacional foram oficialmente retomados nesta segunda-feira (11). Veja como usar a quantiaO governo federal retomou oficialmente nesta segunda-feira (11) os pagamentos de mais uma rodada do Auxílio-gás nacional. Dados do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome indicam que pouco mais de 5 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do benefício social.
O Auxílio-gás nacional é um dos programas de transferência de renda mais populares do país. O programa do governo federal tem o objetivo de ajudar as pessoas no processo de compra do botijão de gás de 13 quilos, que costuma consumir boa parte da renda destes cidadãos.
Como consultar o Auxílio-gás
Para saber se você está entre as pessoas selecionadas para o recebimento do Auxílio-gás nacional, não é preciso sair de casa. Através do app do Bolsa Família, é possível conferir não apenas se você está apto ao recebimento, mas também confirmar a data da sua liberação.
Vale sempre lembrar que para ter direito ao Auxílio-gás nacional é preciso ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal, e ter uma renda per capita de até meio salário mínimo.
Por fim, também é importante residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Auxílio-gás nacional para este mês de dezembro, de acordo com informações do governo federal.
- Usuários com NIS final 1: 11 de dezembro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 2: 12 de dezembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 3: 13 de dezembro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 14 de dezembro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 15 de dezembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 6: 18 de de dezembro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 7: 19 de dezembro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 8: 20 de dezembro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 21 de dezembro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 22 de dezembro (sexta-feira).
Como receber
Se você está entre os selecionados para o recebimento do Auxílio-gás nacional neste mês de dezembro, não é preciso fazer mais nada. O governo federal vai depositar o dinheiro de maneira automática na sua conta poupança social digital da Caixa Econômica Federal.
Se você não tem uma conta neste banco, o governo vai criar uma para você de maneira gratuita. Para ter acesso a ela, é preciso baixar o app do Caixa Tem no celular, inserir os seus dados e esperar pelo pagamento.
Como movimentar o Auxílio-gás
Quando o dinheiro do Auxílio-gás nacional cair na sua conta, o cidadão não vai precisar sair de casa para movimentar a quantia. Através do próprio app do Caixa Tem, será possível pagar contas, transferir saldos para outros bancos e até mesmo gerar um código para saques.