Auxílio-gás: como se inscrever pela internet para receber em agosto

Governo Federal deverá retomar pagamentos do Auxílio-gás nacional no próximo mês de agosto. Veja como funciona o processo de seleção
- Anúncio -

O ato de comprar um botijão de gás atualmente não é uma das tarefas mais fáceis dentro de uma casa. É preciso fazer um esforço para encontrar um espaço dentro do orçamento e pagar o valor para não deixar de ter este item essencial na cozinha.

Neste sentido, o programa Auxílio-gás nacional pode ser um ajuda importante para milhares de brasileiros de todo o país. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, o programa está sendo liberado para pouco mais de 5 milhões de pessoas.

- Anúncio -

Os valores do Auxílio-gás nacional podem variar a depender do mês, e sempre se baseiam no preço médio nacional do botijão. Em condições normais, o saldo costuma ultrapassar a marca dos R$ 100. Dentro deste contexto, muita gente quer saber o que é preciso fazer para receber o saldo.

Em primeiro lugar, é importante lembrar que não existe nenhum sistema de inscrição direta do Auxílio-gás nacional. O Governo seleciona as pessoas com base nas informações que estão contidas no Cadúnico.

Já faço parte do programa

Destaques sobre *** por e-mail

Se você já está entre os mais de 5 milhões de usuários que recebem os saldos do Bolsa Família, não há com o que se preocupar. Neste caso, o benefício é repassado de maneira automática. Ao cidadão, resta apenas a obrigação de manter o Cadúnico sempre atualizado.

O Cadastro Único precisa ser atualizado sempre uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na sua família. Uma morte, um nascimento, uma mudança de endereço, ou até mesmo uma alteração na escola das crianças deve ser informada.

Não faço parte do programa

Se você ainda não faz parte do programa, a dica também é manter o sistema do Cadúnico sempre atualizado. Se você ainda não está no Cadúnico, é preciso se dirigir presencialmente até uma sede de um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para realizar o procedimento de entrada.

Posso entrar pela internet?

Desde o ano passado, o app do Cadúnico permite que os cidadãos iniciem o processo de entrada no Cadastro pela internet. Mas este primeiro procedimento funciona apenas como o primeiro passo da inscrição. Logo depois, o cidadão tem 120 dias para ir presencialmente ao local indicado pela prefeitura para concluir o processo.

Além do Auxílio-gás

Vale lembrar que o cidadão que entra no Cadúnico aumenta as suas chances de entrada não apenas no Auxílio-gás nacional. Outros programas como Bolsa Família e a Tarifa Social de Energia Elétrica também tomam este cadastro como base de seleção.

- Anúncio -
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Google Play - Grátis