Auxílio-gás: confira o calendário completo dos pagamentos de fevereiro

Governo Federal segue nesta semana com mais uma rodada de liberações do Auxílio-gás nacional. Confira o calendário completo

Usuário que faz parte do Auxílio-gás nacional, e que possui o Número de Identificação Social (NIS) final 8 já pode movimentar a quantia relativa ao mês de fevereiro. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, o saldo está na conta desde as primeiras horas do dia.

Assim como ocorreu nos meses anteriores, o cidadão precisa se basear sempre no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o saldo em sua conta. Quem tem NIS final 1, por exemplo, está com o dinheiro disponível desde a semana passada.

O calendário

Outros grupos, por outro lado, terão que esperar um pouco mais. Ainda no decorrer desta semana, o governo federal deverá realizar novas liberações do Auxílio-gás nacional. Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com NIS terminando em 1: 16 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 2: 19 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 3: 20 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 4: 21 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 5: 22 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 6: 23 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 7: 26 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 8: 27 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 9: 28 de fevereiro;
  • Usuários com NIS terminando em 0: 29 de fevereiro.

Destaques sobre *** por e-mail

O valor do Auxílio-gás

Ao contrário do que acontece com o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional é um programa de valor unitário. Isso significa que todos os usuários recebem o mesmo valor independente da quantidade de pessoas que residem em uma mesma casa.

O valor em questão deve sempre corresponder a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos nos últimos seis meses. O órgão responsável pela definição do patamar é a Agência Nacional de Petróleo (ANP). 

Para este mês de fevereiro, o governo federal está liberando um patamar de R$ 102. O cidadão, no entanto, pode escolher entre usar a quantia para comprar um botijão, de fato, ou para qualquer outra atividade. Não há nenhum tipo de fiscalização neste sentido.

Além do Auxílio-gás

Também neste mês de fevereiro, o governo federal segue com os pagamentos do Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do país atende mais de 21 milhões de pessoas de todas as regiões do país.

O calendário de pagamentos do Bolsa Família, aliás, é o mesmo que hoje é usado para o Auxílio-gás nacional. Um mesmo cidadão pode acumular os dois benefícios, desde que cumpra as regras de entrada exigidas nos dois projetos.

Em caso de dúvidas sobre a sua situação, a dica é procurar um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis