Auxílio-gás é retomado HOJE (18/8). Confira calendário

Pagamentos de mais uma rodada do Auxílio-gás nacional estão sendo retomados nesta sexta-feira (18). Veja detalhes sobre as liberações do benefício
- Anúncio -

O governo federal retoma nesta sexta-feira (18) mais uma rodada de pagamentos do Auxílio-gás nacional. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, hoje é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 1.

A Caixa Econômica Federal, banco responsável pelos repasses do Auxílio-gás nacional, garante que o saldo já está na conta das pessoas do primeiro grupo desde as primeiras horas da manhã. A expectativa é de que todos os usuários recebam os seus saldos até o próximo dia 31 de agosto.

Para saber o dia exato do seu pagamento, o cidadão precisa se basear sempre no final do seu Número de Identificação Social (NIS). Abaixo, você pode conferir o calendário completo do Auxílio-gás nacional para este mês de agosto.

  • Usuários com NIS final 1:  18 de agosto (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  2:  21 de agosto  (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  3: 22 de agosto (terça-feira);
  • Usuários com NIS final  4: 23 de agosto (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  5:  24 de agosto (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  6:  25 de agosto  (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  7:  28 de agosto (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  8:  29 de agosto (terça-feira);
  • Usuários com NIS final  9: 30 de agosto (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  0:  31 de agosto (quinta-feira).

Valor do Auxílio-gás

Em agosto, o governo federal confirmou que está realizando pagamentos de R$ 108 por família. Trata-se do menor já pago para este programa neste ano de 2023. O tamanho do repasse está diretamente relacionado ao preço médio do botijão no país.

Por regra, o governo federal é sempre obrigado a pagar o equivalente a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos nos últimos seis meses no Brasil. Tal definição é sempre feita pela Agência Nacional de Petróleo.

Por esta lógica, quando o preço médio do botijão é elevado, o valor dos pagamentos do Auxílio-gás também deve subir. No entanto, o Brasil está passando por um movimento contrário. O país vem registrando uma queda nos preços do botijão de gás, o que impacta também o valor pago no auxílio.

Bolsa Família

Também nesta sexta-feira (18), o governo federal está retomando os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. Neste caso, a expectativa é para que pouco mais de 21 milhões de pessoas de todas as regiões do país recebam o saldo em suas contas.

Tanto o Bolsa Família, como o Auxílio-gás nacional utilizam o mesmo calendário de pagamentos. Um cidadão que tem direito aos dois programas, pode acumular os dois saldos em um mesmo dia.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis