Auxílio-gás em julho? Veja quem pode receber próxima liberação
Usuários que fazem parte do programa Bolsa Família querem saber quando a próxima rodada do Auxílio-gás nacional vai ser liberado de fatoVocê já ouviu falar no Auxílio-gás nacional? Trata-se de um programa pago pelo Governo Federal que prevê repasses em dinheiro para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Este dinheiro funciona como uma ajuda para que os cidadãos possam comprar o botijão de gás de 13 quilos.
Em 2023, o Governo Federal liberou o Auxílio-gás nacional no mês de fevereiro, abril e junho. A última liberação, aliás, foi encerrada na última semana. Agora, as pessoas querem saber quando será feito o próximo pagamento do benefício social.
Quando o Auxílio-gás volta?
O Auxílio-gás nacional é um programa de transferência de renda de caráter bimestral, isto é, os pagamentos ocorrem sempre a cada dois meses. Como a última liberação foi feita no mês de junho, não há previsão de liberação do saldo para este mês de julho, de modo que o saldo será retomado em agosto.
Mesmo que pareça em um primeiro momento, que falta muito tempo para esta liberação, o fato é que o Governo Federal já divulgou o calendário completo de liberações do Auxílio-gás nacional para o próximo mês de julho.
Assim como ocorreu até aqui, as liberações deverão ocorrer com base no Número de Identificação Social (NIS) de cada usuário. Para saber o dia exato do seu recebimento, basta analisar o final do NIS. Veja nas datas abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 18 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 21 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 3: 22 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de agosto (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de agosto (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 28 de agosto (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 8: 29 de agosto (terça-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de agosto (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de agosto (quinta-feira).
Quem tem direito
Para ter direito ao Auxílio-gás nacional é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Além disso, também é importante que o cidadão tenha uma renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 660.
Pessoas que fazem parte do programa Bolsa Família têm prioridade no processo de seleção, assim como as mulheres que sofreram violência doméstica e que estão sob medidas protetivas.
Bolsa Família
Para este mês de julho, o Governo Federal deverá seguir apenas com os pagamentos regulares do Bolsa Família. Os repasses devem ser iniciados já a partir do próximo dia 18.
Veja no calendário abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 18 de julho (terça-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de julho (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de julho (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 21 de julho (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de julho (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de julho (terça-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de julho (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de julho (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 28 de julho (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de julho (segunda-feira).