Auxílio-gás: Governo divulga calendário oficial de junho. Confira

De acordo com Ministério do Desenvolvimento Social, pagamentos do Auxílio-gás nacional serão retomados já a partir do próximo dia 19 de junho

Falta pouco para a retomada dos pagamentos do programa Auxílio-gás nacional do Governo Federal. De acordo com as informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, os repasses serão retomados a partir do próximo dia 19 de junho.

Assim como ocorreu nos meses anteriores, os pagamentos do Auxílio-gás nacional tomarão como base as mesmas datas de liberação do Bolsa Família. Para saber exatamente o dia do seu recebimento, basta se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS), que é válido para todas as pessoas que fazem parte do Cadúnico. Veja abaixo:

  • Usuários com NIS final 1: 19 de junho (segunda);
  • Usuários com NIS final 2: 20 de junho (terça);
  • Usuários com NIS final 3: 21 de junho (quarta);
  • Usuários com NIS final 4: 22 de junho (quinta);
  • Usuários com NIS final 5: 23 de junho (sexta);
  • Usuários com NIS final 6: 26 de junho (segunda);
  • Usuários com NIS final 7: 27 de junho (terça); 
  • Usuários com NIS final 8: 28 de junho (quarta);
  • Usuários com NIS final 9: 29 de junho (quinta); 
  • Usuários com NIS final 0: 30 de junho (sexta).

Quem pode receber?

Para ter direito ao Auxílio-gás nacional é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do Governo Federal. Além disso, também é importante ter uma renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 660 de acordo com as regras atuais.

Destaques sobre *** por e-mail

Conforme informações do Ministério do Desenvolvimento Social, para ter direito ao Auxílio-gás nacional também é necessário que a família tenha ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Por fim, o Governo lembra que pessoas que fazem parte do programa Bolsa Família, e mulheres que tenham sido vítimas de violência doméstica, e que estejam sob medidas protetivas, terão prioridade no processo de seleção para o programa.

Não é preciso se inscrever para fazer parte do Auxílio-gás nacional. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento Social, a ideia é fazer a seleção sempre com base nas informações que estão disponíveis no Cadúnico.

Valor do Auxílio-gás

Em junho, o Governo Federal vai repassar o equivalente a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos. O valor exato ainda não foi divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.

De todo modo, a tendência é de que o patamar se aproxime do que foi pago nos meses anteriores. Em abril, por exemplo, quando o último repasse foi feito, o Governo liberou R$ 110 por família.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis