Auxílio-gás já tem data para ser retomado? Veja o que se sabe
Mais de 5 milhões de brasileiros fazem parte da folha de pagamentos do Auxílio-gás nacional. Data da próxima liberação gera curiosidadeO governo federal confirmou que vai retomar no próximo dia 17 os pagamentos de mais uma rodada do Bolsa Família. O maior programa de transferência de renda do país atende pouco mais de 21 milhões de pessoas de todas as regiões do país atualmente.
Mas e o Auxílio-gás nacional? Este é o programa que realiza depósitos em dinheiro para pessoas que se encontram em condições de vulnerabilidade social. Normalmente, estas liberações são realizadas nas mesmas datas indicadas para o Bolsa Família.
Pagamentos de maio
Mas o fato é que para este mês de maio, não há previsão de pagamentos do Auxílio-gás nacional. Isso acontece porque este é um programa de caráter bimestral, ou seja, ele é pago sempre a cada dois meses.
Como a última liberação do Auxílio-gás nacional foi realizada em abril, a próxima não deve acontecer em maio, mas apenas em junho. Este sistema de liberações bimestrais é utilizado dentro do programa desde que ele foi criado ainda no final do ano de 2021.
Com isso, é possível afirmar que as liberações do Auxílio-gás nacional serão retomadas a partir do dia 17 de junho. Para saber o dia exato da sua liberação é necessário se basear no final do Número de Identificação Social (NIS).
No congresso nacional existem alguns projetos de lei que tentam alterar este sistema e passar a permitir que os valores do Auxílio-gás nacional sejam liberados todos os meses. Estes projetos, no entanto, ainda não avançaram na Câmara.
E o Bolsa Família?
Como dito, ao contrário do Auxílio-gás nacional, o Bolsa Família é um programa que realiza pagamentos mensais. Em maio, por exemplo, os depósitos devem começar a ser realizados a partir do próximo dia 17, sempre respeitando a ideia de escalonamento de acordo com o final do NIS de cada usuário.
Abaixo, você pode conferir o calendário completo de pagamentos do Bolsa Família para este mês de maio, com base nas informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.
- Usuários com NIS final 1: 17 de maio;
- Usuários com NIS final 2: 20 de maio;
- Usuários com NIS final 3: 21 de maio;
- Usuários com NIS final 4: 22 de maio;
- Usuários com NIS final 5: 23 de maio;
- Usuários com NIS final 6: 24 de maio;
- Usuários com NIS final 7: 27 de maio;
- Usuários com NIS final 8: 28 de maio;
- Usuários com NIS final 9: 29 de maio;
- Usuários com NIS final 0: 31 de maio.
Pessoas que residem em cidades que se encontram em estado de emergência podem receber o saldo em suas contas no dia 17, independente do final do seu NIS.