Auxílio-gás nacional em novembro: veja quem pode movimentar

Auxílio-gás nacional é um dos maiores benefícios pagos no Brasil atualmente. Mais de 5 milhões de pessoas poderão movimentar em novembro
- Anúncio -

Um dos maiores programas sociais do Brasil, o Auxílio-gás nacional já tem data para ser retomado. O benefício atende mais de 5 milhões de pessoas de todas as regiões do país, segundo informações mais recentes divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social.

Ao contrário do que acontece com o Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral. Na prática, isso significa que o saldo é liberado sempre a cada dois meses. Como a última liberação aconteceu em outubro a próxima só deve ocorrer em dezembro.

Portanto, o fato é que o Ministério do Desenvolvimento Social não deverá realizar qualquer tipo de pagamento do Auxílio-gás nacional no decorrer desse mês de novembro. Isso não significa, no entanto, que os usuários não poderão movimentar o benefício.

Auxílio-gás nacional em novembro

Pelas regras gerais do Auxílio-gás nacional, o usuário pode movimentar a quantia por até 90 dias depois do dia exato do pagamento. Assim, os cidadãos poderão realizar essa movimentação por três meses.

É importante destacar que esse prazo não indica que o usuário precisa usar toda a quantia nesse intervalo de tempo. A ideia é que ele utilize esse prazo para realizar algum tipo de movimentação e evitar que a quantia seja perdida.

Assim, se você recebeu o Auxílio-gás nacional de outubro poderá seguir movimentando normalmente nesse mês de novembro sem qualquer tipo de prejuízo, mesmo que o benefício não seja oficialmente pago agora.

Antecipações

Para o próximo mês de dezembro, o governo federal já confirmou que vai antecipar os pagamentos do benefício. A ideia é liberar o saldo nos 10 últimos dias úteis antes das festas de natal e de Ano Novo.

Assim como nos meses anteriores, o cidadão vai precisar seguir se baseando no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderá receber o saldo em suas contas.

Veja no calendário abaixo: 

  • Usuários com NIS final 1: 10 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 2: 11 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 3: 12 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 4: 13 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 5: 16 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 6: 17 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 7: 18 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 8: 19 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 9: 20 de dezembro;
  • Usuários com NIS final 0: 23 de dezembro.

É importante lembrar que as datas acima também servirão de base para os pagamentos do Bolsa Família. No mês de dezembro, todos os mais de 20 milhões de usuários do programa também poderão receber o saldo de maneira antecipada.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis