Auxílio-gás nacional vai passar por nova alteração; entenda

Em entrevista, ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) anunciou que vai aplicar novas mudanças no sistema de liberação do Auxílio-gás nacional

O governo federal sinalizou nesta semana que vai aplicar uma nova rodada de alterações no Auxílio-gás nacional. Este é um dos maiores programas de transferência de renda do país. Mais de 5 milhões de brasileiros recebem o saldo a cada dois meses.

A informação foi confirmada pelo próprio Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT) em entrevista nessa terça-feira (2).  Segundo o chefe da pasta econômica, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já teria dado o aval para que ele realize alterações no projeto do benefício social.

Na verdade, estamos falando de uma alteração da mudança que havia sido anunciada inicialmente. Recentemente, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira chegou a anunciar uma série de alterações no programa Auxílio-gás nacional para o ano de 2025.

Antes mesmo dessa lista de alterações ser implementada, o governo federal deverá aplicar uma série de novas mudanças ao texto. O ministro, no entanto, ainda não explicou quais serão as alterações aplicadas no benefício social a partir do próximo ano.

Como funciona o Auxílio-gás nacional hoje

Destaques sobre *** por e-mail

Atualmente, o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral. Isso significa que ele é liberado sempre a cada dois meses. Como a última liberação aconteceu em agosto, por exemplo, a próxima deve acontecer já neste mês de outubro.

Os valores devem corresponder sempre a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 Kg. O órgão que define esse patamar é a Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Especificamente para este mês de outubro, ainda não se sabe qual será o valor dos pagamentos. Contudo, já é possível adiantar que o patamar deverá girar em torno dos R$ 100, assim como aconteceu nos meses anteriores.

Assim como no caso do Bolsa Família, os usuários do Auxílio-gás nacional precisam se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando poderão receber o benefício em suas contas. Veja no calendário abaixo:

  • Usuários com o NIS final 1: Recebem na sexta-feira (18);
  • Usuários com o NIS final 2: Recebem na segunda-feira (21);
  • Usuários com o NIS final 3: Recebem na terça-feira (22);
  • Usuários com o NIS final 4: Recebem na quarta-feira (23);
  • Usuários com o NIS final 5: Recebem na quinta-feira (24);
  • Usuários com o NIS final 6: Recebem na sexta-feira (25);
  • Usuários com o NIS final 7: Recebem na segunda-feira (28);
  • Usuários com o NIS final 8: Recebem na terça-feira (29);
  • Usuários com o NIS final 9: Recebem na quarta-feira (30);
  • Usuários com o NIS final 0: Recebem na quinta-feira (31).

O que dizia o texto de Silveira

O texto anunciado por Alexandre Silveira recentemente indicava que o Auxílio-gás nacional passaria a deixar de ser pago em dinheiro, e passaria a ser liberado em forma de vale. O cidadão poderia usar esse ticket para comprar exclusivamente botijões de gás em redes previamente credenciadas.

Além disso, Silveira chegou a anunciar que o número de atendidos pelo Auxílio-gás nacional seria elevado dos atuais 5 milhões para cerca de 20,8 milhões de pessoas de maneira escalonada até 2026. Em tese, todos os usuários que fazem parte do Bolsa Família passariam a receber o Auxílio-gás nacional.

Como dito, ainda não é possível cravar quais mudanças serão aplicadas pelo Ministro Fernando Haddad dentro desse texto. É provável no entanto, que o programa se torne mais seco, visto que um dos objetivos do Ministro da Fazenda é justamente adequar os gastos à realidade fiscal do país.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis