Auxílio-gás nacional: veja como receber benefício em junho

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, pagamentos do Auxílio-gás nacional serão retomados no próximo mês de junho

Agora é oficial. O governo federal confirmou que os pagamentos do Auxílio-gás nacional serão oficialmente retomados apenas no próximo mês de junho. Este é o benefício social que atende pessoas que se encontram em situação de calamidade pública.

A ideia é que estes cidadãos usem o dinheiro do Auxílio-gás nacional para a compra do botijão de gás de 13 quilos, item que vem se mantendo em um patamar alto de preço nos últimos anos. Estima-se que mais de 5 milhões de pessoas estarão aptas ao recebimento do benefício em junho.

O que fazer para receber o Auxílio-gás

As regras de entrada para o Auxílio-gás nacional não devem ser alteradas no mês de junho. De acordo com as informações oficiais, para ter direito ao benefício social é preciso:

  • Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
  • Ter uma renda per capita de até R$ 218;
  • Residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Destaques sobre *** por e-mail

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, mulheres que foram vítimas de violência doméstica e que estão atualmente sob medidas protetivas da justiça têm prioridade no processo de seleção do programa.

O mesmo vale para as pessoas que fazem parte do Bolsa Família. Quem já recebe este benefício tem naturalmente mais chances de ser chamado para o Auxílio-gás, desde que obedeça aos critérios de seleção dos dois programas.

Como me inscrever

Assim como nos meses anteriores, não existirá para o mês de junho um processo direto de inscrição para o Auxílio-gás nacional. Esta é uma informação importante até para que você não acredite em golpistas que prometem inscrições no benefício.

O processo de seleção no Auxílio-gás nacional acontece de forma automática. O Ministério seleciona os nomes com base nas informações que estão presentes no sistema do Cadúnico, a lista do governo federal que reúne os nomes das pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

Se inscrevendo no Cadúnico

Se você ainda não está no Cadúnico, a dica é entrar em contato com a Prefeitura da sua cidade. A gestão municipal é responsável pela entrada de cidadãos neste formulário.

Caso você já esteja no Cadúnico, a dica é manter a lista sempre atualizada com informações corretas. O Cadastro precisa ser atualizado uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na família, como uma morte, ou nascimento, por exemplo.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis