Auxílio-gás: o que fazer para receber benefício em dezembro

Governo Federal concluiu os pagamentos de outubro do Auxílio-gás nacional. Agora, olhos se voltam para as próximas liberações

O governo federal concluiu nesta terça-feira (31) os pagamentos de outubro do Auxílio-gás nacional. De acordo com as informações oficiais, pouco mais de 5 milhões de pessoas de todas as regiões do país puderam receber o saldo de maneira automática em suas contas.

Com o fim da nova leva de pagamentos do programa, os olhos se voltam agora para a próxima rodada de liberação do benefício social. Mas como estamos falando de um programa de caráter bimestral, os repasses devem ocorrer sempre de dois em dois meses.

Na prática, isso significa que não haverá nenhum tipo de pagamento do Auxílio-gás nacional em novembro. De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, a ideia é retomar as liberações apenas a partir do mês de dezembro.

O que fazer para receber o Auxílio-gás em dezembro

Ainda de acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, as regras de entrada no Auxílio-gás nacional seguirão basicamente as mesmas em novembro. Para ter direito ao benefício é necessário seguir as normas abaixo:

Destaques sobre *** por e-mail

  • Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
  • Ter uma renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 660);
  • Residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Entrando no Cadúnico

Se você ainda não está no Cadúnico, a hora de entrar na lista é agora. O cadastro único é uma espécie de inscrição do governo federal que reúne os nomes das pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social em todo o país.

Embora se trate de uma lista do governo federal, o processo de entrada é de responsabilidade das prefeituras de cada cidade. Deste modo, é importante entrar em contato com a sua gestão municipal para entender como o processo funciona em sua região.

  • Já estou no Cadúnico

Se você já tem uma conta no Cadúnico, e ainda assim não recebe o Auxílio gás nacional, talvez esteja na hora de atualizar o cadastro. O Ministério indica que a atualização precisa ser feita sempre uma vez a cada dois anos, ou sempre que houver uma mudança estrutural na família.

Esta é uma dica, aliás, que serve não apenas para quem não está no Auxílio-gás, mas também para pessoas que já estão dentro do programa. A atualização precisa ser feita em todos os casos, para evitar que o indivíduo perca o direito de receber o benefício.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis