Auxílio-gás: o que sabe sobre a nova rodada de pagamentos

Veja o que se sabe até aqui sobre a nova rodada de pagamentos do Auxílio-gás nacional. Repasses serão retomados em breve
- Anúncio -

Depois de um hiato de algumas semanas sem pagamentos, a espera em torno dos repasses do Auxílio-gás está chegando ao fim. O governo federal confirmou alguns detalhes sobre as liberações de outubro do benefício social.

A começar pela data. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, os repasses do programa social voltam no próximo dia 18 de outubro.

Mas assim como nos meses anteriores, é necessário se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando vai poder receber o saldo.

Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos do benefício para este mês de outubro.

  • Usuários com NIS final 1:  18 de outubro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  2:  19 de outubro  (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  3: 20 de setembro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  4: 23 de outubro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  5:  24 de outubro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final  6:  25 de outubro  (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  7:  26 de outubro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  8:  27 de outubro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  9: 30 de outubro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  0:  31 de outubro (terça-feira).

Usuários que residem em cidades fortemente atingidas pela forte seca no estado do Amazonas poderão receber o saldo de maneira antecipada. De acordo com o governo federal, nestes casos o benefício será liberado para todo mundo já no dia 18.

Quem vai poder receber

De resto, as regras gerais do Auxílio-gás nacional seguem basicamente as mesmas, incluindo as normas de entrada. Assim como nos meses anteriores, segue sendo necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal.

Mas esta não é a única exigência. Para ter direito ao Auxílio-gás nacional, também é importante ter uma renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 660, além de residir com ao menos um cidadão que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O valor do Auxílio-gás nacional

O governo federal ainda não divulgou oficialmente o valor dos pagamentos do Auxílio-gás nacional para este mês de outubro. O que se sabe é que o patamar será correspondente a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos.

Em agosto, quando o Auxílio-gás nacional realizou a mais recente liberação do saldo, todos os usuários receberam o patamar de R$ 108, por exemplo.

Seja qual for o valor, ele vai ser depositado na conta poupança social digital, e vai poder ser movimentado sem sair de casa, através do sistema do aplicativo Caixa Tem.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis