Auxílio-gás: pagamentos serão retomados neste mês. Veja detalhes
Governo Federal deverá retomar neste mês de outubro os pagamentos do programa Auxílio-gás nacional. Veja quem vai poder receber o saldo em suas contasA espera pelo novo pagamento do Auxílio-gás nacional está chegando ao fim. Neste mês de outubro, o governo federal deverá retomar as liberações de mais uma rodada do benefício, que ajuda pessoas no processo de compra do botijão de gás de 13 quilos.
O Auxílio-gás nacional é um programa gerido pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, ou seja, a mesma pasta responsável pelos pagamentos do Bolsa Família. As liberações são feitas pela Caixa Econômica Federal.
O retorno do programa ocorre depois de um hiato de um mês sem pagamentos. Em setembro, o governo não realizou nenhum tipo de repasse para o Auxílio-gás nacional. Isso ocorre porque estamos falando de um programa de caráter bimestral, ou seja, as liberações são feitas sempre uma vez a cada dois meses.
O calendário de pagamentos
Como os repasses são bimestrais, é possível cravar que o Auxílio-gás nacional vai contar com apenas mais dois pagamentos este ano, sendo o penúltimo realizado agora em outubro, e o último realizado no próximo mês de dezembro. Logo depois, os repasses voltam em fevereiro de 2024.
Assim como nos meses anteriores, em outubro o cidadão vai precisar se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS) para saber quando vai poder receber o Auxílio-gás. Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos para este mês:
- Usuários com NIS final 1: 18 de outubro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de outubro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de setembro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de outubro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de outubro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de outubro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de outubro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de outubro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de outubro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de outubro (terça-feira).
Posso entrar no Auxílio-gás nacional em outubro?
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, é possível que novas pessoas sejam selecionadas para receberem o Auxílio-gás nacional neste mês de outubro. Mas para isso, é necessário seguir todas as regras de entrada.
Para fazer parte do Auxílio-gás nacional é necessário:
- Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal;
- Ter uma renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 660 de acordo com os números atuais;
- Residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Pessoas que já fazem parte do Bolsa Família têm prioridade neste processo de seleção.