Auxílio-gás pode ter novas exclusões nos próximos dias

Governo ainda não descarta a possibilidade de aplicar novas exclusões no sistema do Auxílio-gás nacional antes dos próximos pagamentos

Por se tratar de um programa de caráter bimestral, o Auxílio-gás nacional só deve voltar a ser pago a partir do próximo mês de junho. Enquanto as liberações não são retomadas, o Governo Federal segue fazendo o seu trabalho de pente-fino nas contas do Cadúnico.

Na prática, isso significa que mais pessoas que hoje fazem parte do programa social podem vir a perder o direito de receber o benefício. O Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome alega que o movimento é importante para que cidadãos que estariam fraudando o sistema sejam punidos.

Não seria a primeira vez

Caso o Governo Federal decida excluir parte dos usuários do programa, não seria a primeira vez que isso aconteceria. Em abril, quando os últimos repasses foram feitos, cerca de 266 mil pessoas foram excluídas do projeto. A alegação foi de que elas estavam fraudando o sistema por motivos diversos.

O número de atendidos pelo programa Auxílio-gás nacional também caiu em abril e atingiu a marca dos 5,5 milhões de cidadãos, ante os 5,6 milhões que estavam recebendo o saldo no mês imediatamente anterior. Ainda não é possível saber se o ritmo de queda seguirá ocorrendo em junho. Será necessário aguardar mais algumas semanas.

Destaques sobre *** por e-mail

Quem pode receber o Auxílio-gás nacional

Mas afinal de contas, quem pode receber o Auxílio-gás nacional? De acordo com as informações oficiais do Ministério do Desenvolvimento Social, não existe nenhum tipo de inscrição direta para o benefício social. A pasta analisa unicamente as informações que estão presentes no Cadúnico para definir quem poderá receber o saldo.

Para ter direito ao Auxílio-gás nacional é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Trata-se de uma lista do Governo Federal que reúne os nomes dos cidadãos que estão em situação de vulnerabilidade social. Para entrar no sistema, é necessário contatar a prefeitura da sua cidade.

Além disso, também é importante que a família do cidadão tenha ao menos um integrante da família na condição de usuário do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mulheres vítimas de violência doméstica também têm preferência na seleção.

Por fim, o Governo Federal também exige que o cidadão tenha uma renda per capita de até meio salário mínimo. Pessoas que possuem renda acima de R$ 660 não são selecionadas para o recebimento do Auxílio-gás.

Mesmo os cidadãos que cumprem todas as regras de entrada no Auxílio-gás ainda não estão completamente garantidos no sistema. É necessário aguardar pela decisão do Ministério do Desenvolvimento Social.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis