Auxílio-gás: por que não recebi benefício em janeiro?

Usuários estão usando as redes sociais para afirmar que o Auxílio-gás nacional não está sendo pago neste mês de janeiro de 2024
- Anúncio -

Alguns usuários do programa Bolsa Família estão usando as redes sociais nesta quinta-feira (18) para afirmar que não estão conseguindo receber o Auxílio-gás nacional. Este é um saldo que é pago para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O Auxílio-gás nacional é um dos projetos sociais do governo federal mais populares do país. A ideia é que o saldo seja usado para ajudar as pessoas no processo de compra do botijão de gás de 13 quilos.

Por que Auxílio-gás não foi pago?

Mas afinal de contas, por que o Auxílio-gás nacional não foi pago neste mês de janeiro? De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, o benefício em questão tem caráter bimestral, ou seja, ele é pago sempre a cada dois meses.

Como a última liberação foi feita ainda no último mês de dezembro do ano passado, o próximo pagamento não será feito em janeiro, mas em fevereiro deste ano. O programa em questão funciona desta forma desde que foi lançado ainda no final do ano de 2021.

Quem faz parte do programa não precisa se preocupar com o processo de renovação do benefício. Quem recebeu em dezembro, vai receber em fevereiro deste ano de forma automática, desde que cumpra todos as regras do benefício social.

Bolsa Família segue

Se, por um lado, não há pagamentos do Auxílio-gás nacional em janeiro. Por outro, há a indicação do Bolsa Família.

Mas assim como ocorreu nos meses anteriores, nem todos os usuários poderão receber o saldo nesta data. Para saber o dia exato do seu recebimento, seguirá sendo necessário se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS).

Abaixo, você pode conferir o calendário oficial de pagamentos do Bolsa Família para este mês de janeiro. As datas foram oficialmente divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome:

  • Usuários com NIS final 1: 18 de janeiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 19 de janeiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 22 de janeiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 23 de janeiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 24 de janeiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 25 de janeiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 26 de janeiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 29 de janeiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 30 de janeiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 31 de janeiro (quarta-feira).

Existem alguns grupos de usuários que não precisarão esperar tanto tempo para receber o dinheiro do Bolsa Família. Nesta segunda-feira (15), o ministro do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, confirmou que alguns grupos poderão antecipar as liberações.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis