Auxílio-gás: quando benefício volta a ser pago?
Governo federal não está pagando o Auxílio-gás nacional neste mês de janeiro. Mas já adiantou as datas das futuras liberações“Cadê o Auxílio-gás?”. Talvez você conheça alguém que fez essa pergunta nos últimos dias. Seja nas redes sociais, ou presencialmente, o fato é que este assunto está na boca das pessoas neste início de ano, sobretudo quando estamos falando de cidadãos em situação de vulnerabilidade social.
Não é para menos. O Auxílio-gás nacional é um dos programas mais populares do governo federal. De acordo com informações oficiais do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, pouco mais de 5 milhões de pessoas estão aptas aos pagamentos do benefício.
O Auxílio-gás nacional faz depósitos em dinheiro para pessoas que estão em situação de carência. A ideia é que estas pessoas usem esta quantia para comprar o botijão de gás, item que costuma consumir boa parte da renda mensal destas pessoas.
Cadê o Auxílio-gás?
Mas afinal de contas, cadê o Auxílio-gás nacional? De acordo com relatos de usuários nas redes sociais, o governo federal está realizando apenas os pagamentos do Bolsa Família neste mês de janeiro.
O movimento é natural. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral. Isso quer dizer que ele é sempre pago a cada dois meses. Como já houve uma liberação em dezembro do ano passado, a próxima está marcada para fevereiro.
Por esta lógica, podemos dizer que em 2024, o Auxílio-gás nacional fará pagamentos nos seguintes meses:
- Fevereiro;
- Abril;
- Junho;
- Agosto;
- Outubro;
- Dezembro.
Além do Auxílio-gás
Se não há pagamentos do Auxílio-gás nacional previstos, o que sobra? Para este mês de janeiro, sobra o Bolsa Família. Nesta quinta-feira (25), por exemplo, há pagamentos sendo feitos para as pessoas que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 6.
Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos:
- Usuários com NIS final 1: 18 de janeiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de janeiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 22 de janeiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de janeiro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de janeiro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de janeiro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de janeiro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 29 de janeiro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de janeiro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de janeiro (quarta-feira).
A partir de fevereiro, o governo federal volta a fazer pagamentos do Auxílio-gás e do Bolsa Família ao mesmo tempo. Desde que cumpra a regra de entrada dos dois benefícios, uma mesma pessoa pode receber o saldo de ambos os programas, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social.