Auxílio-gás: quem mora sozinho pode receber em 2024?

Governo federal divulgou novas informações sobre os pagamentos do Auxílio-gás nacional para este ano de 202. Veja quem poderá receber
- Anúncio -

Um dos programas mais populares do governo federal, o Auxílio-gás nacional atende atualmente pouco mais de 5,5 milhões de pessoas de todas as regiões do país. O projeto consiste nos pagamentos em dinheiro para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social no processo de compra do botijão de gás de 13 quilos.

Para muitas pessoas que moram sozinhas, este também é um benefício importante. Afinal de contas, estes cidadãos muitas vezes não conseguem juntar o dinheiro para comprar o botijão. Mas com as recentes notícias sobre o pente-fino que está sendo realizado pelo governo, uma dúvida fica no ar:

Quem mora sozinho, pode receber o Auxílio-gás nacional?

De acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, a resposta é sim. Não há nenhum impedimento para que um cidadão que mora sozinho possa receber o saldo do Auxílio-gás nacional em sua conta.

Mas para isso, ele precisa atender a todas as exigências de entrada no programa social. São elas:

  • Ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
  • Ter uma renda per capita de até meio salário mínimo;
  • Residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Vale sempre lembrar que, ao contrário do Bolsa Família, o Auxílio-gás nacional é um programa sempre pago a cada dois meses. Como a última liberação foi realizada em dezembro, a próxima não deve acontecer em janeiro, mas apenas em fevereiro deste ano.

Novas entradas do Auxílio-gás

As pessoas que nunca receberam o Auxílio-gás, e querem entrar no projeto em 2024, precisam se dirigir até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo para realizar o cadastro no Cadúnico, o mais rapidamente possível.

Se você já está no Cadastro Único e ainda não conseguiu receber o saldo, a dica também é ir até uma sede mais próxima do CRAS e pedir para atualizar as suas informações. Assim, você vai passar a ter mais chances de ser selecionado para o programa social.

Uma mesma pessoa pode receber o Bolsa Família e o Auxílio-gás nacional ao mesmo tempo, desde que cumpra as regras de entrada dos dois benefícios.

O que não pode é acumular o Auxílio-gás nacional, com o Auxílio-gás nacional pago pelo governo do seu estado, ou mesmo do seu município. Neste caso, não será possível receber os dois ganhos, mesmo que você atenda as regras de entrada dos dois programas.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis