Auxílio-gás será pago a todos os usuários do Bolsa Família?

Quem recebe o Bolsa Família está garantido nos pagamentos do Auxílio-gás neste mês de agosto? Veja o que diz o Ministério sobre esta questão

O Governo Federal já confirmou que neste mês de agosto vai retomar os pagamentos de dois dos seus principais programas sociais. Estamos falando do Bolsa Família e do Auxílio-gás nacional. Juntos, ambos os benefícios deverão atender pouco mais de 20 milhões de pessoas.

Mas antes mesmo do início dos pagamentos dos dois projetos, uma dúvida permanece no ar. Afinal de contas, todo mundo que faz parte do Bolsa Família está garantido no Auxílio-gás nacional? De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, a resposta é não.

Diferenças no número de atendidos

Segundo a pasta, o orçamento do governo federal para os pagamentos do Bolsa Família é notadamente maior do que o orçamento destinado ao Auxílio-gás nacional. Logo, haverá uma diferenciação entre o número de atendidos por cada um dos projetos dentro destes programas sociais.

Para exemplificar a situação, vamos voltar ao último mês de junho, quando o governo liberou dinheiro para os dois programas ao mesmo tempo. Naquela ocasião, o Bolsa Família atendeu pouco mais de 20 milhões de pessoas.

Destaques sobre *** por e-mail

Já o Auxílio-gás nacional chegou no bolso de pouco mais de 5 milhões de brasileiros. Há, portanto, uma diferença entre os dois programas, o que nos leva a crer que nem todo mundo que faz parte do Bolsa Família tem automaticamente o direito de receber o Auxílio-gás nacional.

Quem pode receber 

Isso não quer dizer, no entanto, que uma mesma pessoa não pode receber o dinheiro dos dois programas ao mesmo tempo. Desde que o cidadão obedeça as regras de entrada dos dois programas, nada impede que o indivíduo receba os dois valores.

  • Bolsa Família

Para ter direito ao Bolsa Família, o cidadão precisa ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico do governo federal. Para além disso, também é necessário que o usuário tenha uma renda per capita de até R$ 218.

  • Auxílio-gás

Já o Auxílio-gás nacional é destinado aos indivíduos que também possuem conta no Cadúnico, e que contam com uma renda per capita de até meio salário mínimo, ou seja, R$ 660.

Calendário do Auxílio-gás e do Bolsa Família

Vale sempre lembrar que o Bolsa Família e o Auxílio-gás nacional usam um mesmo calendário de pagamentos. Não será diferente em agosto. Veja abaixo:

  • Usuários com NIS final 1:  18 de agosto (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  2:  21 de agosto  (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  3: 22 de agosto (terça-feira);
  • Usuários com NIS final  4: 23 de agosto (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  5:  24 de agosto (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final  6:  25 de agosto  (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final  7:  28 de agosto (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final  8:  29 de agosto (terça-feira);
  • Usuários com NIS final  9: 30 de agosto (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final  0:  31 de agosto (quinta-feira).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis