Auxílio-gás: veja o que se sabe sobre os pagamentos de outubro
Pagamentos de outubro do Auxílio-gás nacional já têm data para serem retomados. Veja o que se sabe sobre as próximas liberaçõesMilhões de usuários que fazem parte do Auxílio-gás nacional do governo federal já perceberam que não há nenhum tipo de pagamento disponível neste mês de setembro. Agora, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome está seguindo apenas com os repasses do Bolsa Família.
Há uma explicação para isso. De acordo com o próprio ministério, o Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral, ou seja, ele é pago sempre a cada dois meses. Como uma liberação já foi realizada em agosto, a próxima não deve ocorrer em setembro, mas apenas em outubro deste ano.
Quem vai poder receber Auxílio-gás?
Para o mês de outubro, as regras de seleção do Auxílio-gás nacional devem seguir as mesmas. Para ter direito ao saldo é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico, além de ter uma renda per capita de até meio salário mínimo (R$ 660).
Para além disso, também é importante que o cidadão resida com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Mulheres vítimas de violência doméstica têm prioridade na seleção, bem como os usuários do Bolsa Família.
Qual será o valor do Auxílio-gás?
O valor do Auxílio-gás nacional para o mês de outubro ainda não foi oficialmente definido. O que é possível adiantar é que o patamar será equivalente a 100% do preço médio nacional do botijão de gás de 13 quilos nos últimos seis meses.
O calendário de pagamentos
Em outubro, os pagamentos do Auxílio-gás nacional deverão seguir o mesmo calendário do Bolsa Família. Para saber o dia exato do recebimento, é necessário tomar como base o final do seu Número de Identificação Social (NIS). Veja o detalhamento das datas abaixo:
- Usuários com NIS final 1: 18 de outubro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 2: 19 de outubro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 3: 20 de setembro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 4: 23 de outubro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 5: 24 de outubro (terça-feira);
- Usuários com NIS final 6: 25 de outubro (quarta-feira);
- Usuários com NIS final 7: 26 de outubro (quinta-feira);
- Usuários com NIS final 8: 27 de outubro (sexta-feira);
- Usuários com NIS final 9: 30 de outubro (segunda-feira);
- Usuários com NIS final 0: 31 de outubro (terça-feira).
Posso acumular com o Bolsa Família?
Sim. Não há nenhum impedimento para que um mesmo usuário receba o dinheiro do Auxílio-gás nacional e do Bolsa Família ao mesmo tempo. Contudo, para conseguir este feito ele tem necessariamente que respeitar as regras de entrada dos dois beneficios.