Auxílio-gás: veja perguntas e respostas sobre os pagamentos de 2024

Governo federal divulgou mais alguns detalhes sobre os pagamentos do Auxílio-gás nacional para este ano de 2024. Veja detalhes

Usuário ou não, é fato que todo mundo já ouviu falar no Auxílio-gás nacional. Um dos programas mais populares do país atende atualmente pouco mais de 5,5 milhões de brasileiros. Mas o fato é muitas dúvidas ainda pairam no ar sobre estas liberações.

Neste sentido, separamos abaixo uma série de perguntas e respostas sobre os pagamentos do Auxílio-gás nacional para este ano de 2024. Ao contrário do que algumas pessoas estão falando nas redes sociais, o benefício não chegou ao fim.

Dúvidas sobre o Auxílio-gás

  • Quando será a próxima liberação?

O Auxílio-gás nacional é um programa de caráter bimestral. Na prática, isso significa que ele precisa ser pago sempre uma vez a cada dois meses. Neste sentido, ele é diferente do Bolsa Família, que faz liberações mensais.

Destaques sobre *** por e-mail

Como a última liberação do Auxílio-gás nacional foi feita em dezembro do ano passado, não há previsão de repasses para este mês de janeiro, de modo que o saldo só vai voltar a ser liberado a partir do próximo mês de fevereiro.

  • Qual será o valor?

Para 2024, seguirá valendo a regra de que todos os usuários deverão receber o saldo correspondente ao preço médio do botijão de gás de 13 quilos. Este saldo é sempre definido de acordo com as projeções da Agência Nacional de Petróleo (ANP).

Hoje, o plano de orçamento prevê que o governo pague apenas 50% do preço médio nacional do botijão de gás. Mas é possível que o poder executivo baixe uma Medida Provisória (MP) para fazer com que este patamar suba para 100%, assim como acontecia até o ano passado.

  • Quem poderá receber?

Assim como no ano passado, o Auxílio-gás nacional vai ser pago apenas para alguns grupos de usuários. Para ter direito ao saldo, é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico, além de contar com uma renda per capita de até meio salário mínimo.

Por fim, o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome também exige que o cidadão resida com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). 

Além do Auxílio-gás

Se, por um lado, o governo federal não vai liberar o Auxílio-gás nacional neste mês de janeiro, por outro os pagamentos do Bolsa Família seguirão valendo normalmente. A ideia é retomar os repasses a partir do próximo dia 18, sempre com base no final do Número de Identificação Social (NIS) de cada usuário.

Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos do Auxílio-gás nacional para este mês de janeiro, de acordo com informações da Caixa Econômica Federal:

    • Usuários com NIS final 1: 18 de janeiro (quinta-feira);
    • Usuários com NIS final 2: 19 de janeiro (sexta-feira);
    • Usuários com NIS final 3: 22 de janeiro (segunda-feira);
    • Usuários com NIS final 4: 23 de janeiro (terça-feira);
    • Usuários com NIS final 5: 24 de janeiro (quarta-feira);
    • Usuários com NIS final 6: 25 de janeiro (quinta-feira);
    • Usuários com NIS final 7: 26 de janeiro (sexta-feira);
    • Usuários com NIS final 8: 29 de janeiro (segunda-feira);
    • Usuários com NIS final 9: 30 de janeiro (terça-feira);
    • Usuários com NIS final 0: 31 de janeiro (quarta-feira).
Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis