Auxílio-gás: veja quem pode receber benefício em 2024
Governo Federal anunciou novos detalhes sobre os pagamentos do Auxílio-gás nacional para este ano de 2024. Veja quem poderá receberMais um ano começou, e com ele voltam também as dúvidas em relação aos pagamentos dos programas sociais do governo federal. Um dos benefícios que mais costuma chamar atenção é o Auxílio-gás nacional, que atende mais de 5 milhões de brasileiros.
O Auxílio em questão tem como objetivo ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social no processo de compra do botijão de gás de 13 quilos. O programa foi aprovado pelo congresso nacional no final de 2021, e começou a ser pago oficialmente no final daquele ano.
De lá até aqui, o Auxílio-gás nacional já atendeu mais de 5,5 milhões de pessoas sempre com pagamentos bimestrais, ou seja, os repasses são feitos sempre a cada dois meses, ao contrário do que acontece com o Bolsa Família, que tem liberações mensais.
Quem pode receber Auxílio-gás
Um dos pontos que mais gera dúvidas na cabeça dos usuários é a questão das regras de entrada no benefício. Afinal de contas, quem são as pessoas que poderão receber o saldo no decorrer deste ano de 2024?
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, o saldo vai ser pago para as pessoas que:
- Possuem conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
- Possuem renda per capita de até meio salário mínimo;
- Residem com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Quem já está no Auxílio
As pessoas que já fazem parte do Auxílio-gás nacional não precisam se preocupar com nenhum processo de renovação da conta. De acordo com o Ministério, os repasses são feitos de maneira automática, sem necessidade de solicitação.
De todo modo, é preciso lembrar que o cidadão precisa seguir cumprindo todas as regras de entrada para poder seguir fazendo parte do Auxílio-gás. Caso contrário, ele poderá perder o benefício.
Quem nunca recebeu
As pessoas que nunca receberam o Auxílio-gás e querem entrar no projeto em 2024, precisam se dirigir até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo para realizar o cadastro no Cadúnico, o mais rapidamente possível.
Se você já está no Cadastro Único e ainda não conseguiu receber o saldo, a dica também é ir até uma sede mais próxima do CRAS e pedir para atualizar as suas informações. Assim, você vai passar a ter mais chances de ser selecionado para o programa social.
A próxima liberação do Auxilio gás nacional deve acontecer apenas no mês de fevereiro.