Auxílio-gás: veja quem poderá receber a próxima parcela
Auxílio-gás Nacional já tem data para ser retomado. Veja quem poderá ter direito a receber o benefício socialDentro de mais alguns dias, o governo federal deverá retomar os pagamentos do Auxílio-gás Nacional. Este benefício social deverá atender pouco mais de 5 milhões de pessoas, de acordo com informações do Ministério do Desenvolvimento Social, família e combate à fome.
Mas ao contrário do que muita gente imagina, o Auxílio-gás não fará pagamentos nesse mês de julho. Por se tratar de um programa de caráter bimestral, o benefício é pago sempre a cada dois meses. Como a última liberação aconteceu em junho, a próxima só deve ocorrer em agosto.
De todo modo, o governo federal já divulgou o calendário completo de agosto para os pagamentos do Auxílio-gás Nacional. Assim, o cidadão já pode começar a se programar para o recebimentos. Para saber o dia exato da sua liberação, é necessário se basear no final do seu Número de Identificação Social (NIS). veja no calendário abaixo:
- Usuários com o NIS final 1: Recebem na segunda-feira (19);
- Usuários com o NIS final 2: Recebem na terça-feira (20);
- Usuários com o NIS final 3: Recebem na quarta-feira (21);
- Usuários com o NIS final 4: Recebem na quinta-feira (22);
- Usuários com o NIS final 5: Recebem na sexta-feira (23);
- Usuários com o NIS final 6: Recebem na segunda-feira (26);
- Usuários com o NIS final 7: Recebem na terça-feira (27);
- Usuários com o NIS final 8: Recebem na quarta-feira (28);
- Usuários com o NIS final 9: Recebem na quinta-feira (29);
- Usuários com o NIS final 0: Recebem na sexta-feira (30).
Quem pode receber o Auxílio-gás em agosto?
Mas afinal de contas, quem poderá receber auxílio gás nacional no próximo mês de agosto? Conforme informações do Ministério do Desenvolvimento Social, as regras de entrada para o benefício não sofreram alterações.
Para ter direito ao Auxílio-gás Nacional em agosto, é preciso seguir as seguintes regras.
- ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico;
- ter uma renda per capita de até meio salário mínimo;
- residir com ao menos um integrante que faça parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Quem segue estas regras, já está garantido?
Vale frisar que o cidadão que segue todas as regras acima ainda não está garantido no Auxílio-gás nacional. O processo de seleção depende necessariamente do espaço no orçamento do Governo Federal.
Por isso, a dica é permanecer atento aos dados que são informados no app oficial do Bolsa Família. É através desse aplicativo, que o ministério anuncia os nomes dos usuários que poderão receber o Auxílio-gás nacional.
A consulta aos dados do mês de agosto, no entanto, ainda não foi divulgada. É necessário esperar mais algumas semanas para saber se você poderá receber o benefício no próximo mês ou não.
Como dito, a expectativa do Ministério do Desenvolvimento Social é de que algo em torno de 5 milhões de pessoas recebam Auxílio-gás Nacional em agosto. O número é basicamente o mesmo que se registrou nos meses anteriores.
Em caso de dúvidas específicas sobre a sua situação, a dica é entrar em contato com um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo.