Auxílio-gás: veja quem recebe saldo ainda nesta semana

Mesmo com a proximidade do carnaval, Governo Federal ainda deve realizar alguns pagamentos do Auxílio-gás nesta semana. Veja as datas oficiais de liberação

Falta pouco para o início do carnaval em várias cidades do país, mas ainda há pagamentos do Bolsa Família para serem feitos antes da festa de momo. Segundo as informações oficiais, nesta quinta-feira (16), por exemplo, é a vez dos usuários que possuem o Número de Identificação Social (NIS) final 4.

Ainda antes do carnaval, há repasses do Auxílio-gás nacional programados para esta sexta-feira (17), quando os usuários com o NIS final 5 poderão movimentar a quantia. Logo depois destas duas liberações, o Auxílio-gás nacional vai passar por uma pausa para o carnaval.

Isto significa que os usuários com NIS finais 6, 7, 8, 9 e 0 só devem receber o saldo do programa social depois do carnaval. De acordo com o calendário oficial de pagamentos, os repasses serão retomados apenas a partir da quarta-feira (22), mais conhecida popularmente como quarta-feira de cinzas.

Abaixo, você pode conferir o calendário detalhado de pagamentos do Auxílio-gás para este mês:

  • Usuários com NIS final 1: 13 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 2: 14 de fevereiro (terça-feira);
  • Usuários com NIS final 3: 15 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 4: 16 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 5: 17 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 6: 22 de fevereiro (quarta-feira);
  • Usuários com NIS final 7: 23 de fevereiro (quinta-feira);
  • Usuários com NIS final 8: 24 de fevereiro (sexta-feira);
  • Usuários com NIS final 9: 27 de fevereiro (segunda-feira);
  • Usuários com NIS final 0: 28 de fevereiro (terça-feira).

Destaques sobre *** por e-mail

Note que, assim como nos meses anteriores, os pagamentos do Auxílio-gás nacional estão acontecendo nos 10 últimos dias úteis do mês. As pessoas que já receberam o saldo têm um prazo de 120 dias para movimentar a quantia. Caso contrário, o Governo poderá entender que o cidadão não precisa mais do dinheiro.

O Auxílio-gás

Dados mais recentes do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome apontam que pouco mais de 5,95 milhões de pessoas estão aptas ao recebimento do benefício social neste mês de fevereiro. O número é basicamente o mesmo que se registrou em dezembro do ano passado.

Estima-se que pouco mais de 18 milhões de pessoas estejam na chamada fila de espera para este programa. São cidadãos que cumprem todas as regras de entrada para o projeto mas que, por falta de espaço no orçamento, não conseguem receber nada.

Para ter direito ao Auxílio-gás nacional, é necessário ter uma conta ativa e atualizada no sistema do Cadúnico. Além disso, também é necessário ter uma renda per capita de até meio salário mínimo.

Cidadãos que fazem parte do Benefício de Prestação Continuada (BPC), bem como mulheres que foram vítimas de violência doméstica, poder ter preferência no processo de seleção.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis