Auxílio Gás volta a ser pago em agosto

Esse benefício é concedido a cada dois meses para auxiliar famílias de baixa renda com o custo do botijão de gás de 13kg
- Anúncio -

O pagamento do Auxílio Gás foi oficialmente anunciado e ocorrerá neste mês de agosto, seguindo o mesmo cronograma dos repasses do Bolsa Família.

Esse benefício é concedido a cada dois meses para auxiliar famílias de baixa renda com o custo do botijão de gás de 13kg, que é um item vital na vida cotidiana dos brasileiros.

O montante do auxílio é baseado no preço médio do botijão de gás, conforme determinado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Os valores são transferidos diretamente para contas digitais, contas bancárias ou poupanças sociais digitais, que são criadas automaticamente para os que ainda não possuem uma.

Não é necessário realizar um cadastro para receber o benefício. A inclusão no programa ocorre de forma automática, utilizando informações do Cadastro Único (CadÚnico) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O auxílio tem um caráter temporário, é pessoal e não pode ser transferido, além de não garantir direito adquirido.

Os valores recebidos não são considerados como renda para fins de manutenção no CadÚnico, e esse benefício pode ser acumulado com outros auxílios do Bolsa Família.

Calendário para o pagamento do Auxílio Gás

  • NIS final 1: pagamento no dia 18 de agosto
  • NIS final 2: pagamento no dia 19 de agosto
  • NIS final 3: pagamento no dia 20 de agosto
  • NIS final 4: pagamento no dia 21 de agosto
  • NIS final 5: pagamento no dia 22 de agosto
  • NIS final 6: pagamento no dia 25 de agosto
  • NIS final 7: pagamento no dia 26 de agosto
  • NIS final 8: pagamento no dia 27 de agosto
  • NIS final 9: pagamento no dia 28 de agosto
  • NIS final 0: pagamento no dia 29 de agosto

Programa

Este é um auxílio destinado à compra de gás de cozinha, focado em apoiar famílias de baixa renda. As famílias nas quais mulheres são vítimas de violência doméstica e possuem medidas protetivas de urgência têm prioridade.

O gerenciamento do Programa é realizado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que é responsável pelo envio dos recursos para efetuar os pagamentos.

A CAIXA, por sua vez, é encarregada de processar o pagamento do Auxílio Gás para os beneficiários selecionados pelo Ministério, além de disponibilizar canais de atendimento para esclarecer eventuais dúvidas a respeito do saque do auxílio.

Leia também
×
App O Trabalhador
App do Trabalhador
⭐⭐⭐⭐⭐ Android e iOS - Grátis